SBPC leva ao Congresso Nacional exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”

A homenagem ao experimento realizado em terras brasileiras, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein e fez dele o cientista mais famoso do Século XX, estará em exibição no Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados até o dia 15 de junho

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará, leva ao Congresso Nacional, em Brasília, a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”. A mostra fica em exibição de 14 de maio a 15 de junho, no Corredor de Acesso ao Plenário, também conhecido como “Túnel do Tempo”, um espaço privilegiado de exposição da Câmara dos Deputados.

Albert Einstein se tornou o físico mais popular do Século XX após as observações realizadas durante um eclipse solar total que confirmaram a deflexão da luz prevista em sua Teoria da Relatividade Geral. Essa história tem tudo a ver com o Brasil, pois foi na cidade de Sobral, no interior do Ceará, que no dia 29 de maio de 1919 foram tiradas as sete fotografias decisivas para confirmar o que o cientista alemão havia teorizado: a luz das estrelas, ao passar nas proximidades de um corpo celeste de massa grande, se desvia. Apesar de extremamente marcante para a ciência e para própria a cidade de Sobral – hoje reconhecida pelos avanços em educação -, esta é uma história ainda pouco conhecida pelos brasileiros.

“O ano em que se comemora o centenário deste eclipse solar é um momento propício para o País resgatar sua participação nessa importante página da história da ciência mundial”, diz o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

A exposição que comemora os 100 anos do Eclipse em Sobral percorre o caminho histórico desde a teoria da gravitação universal de Isaac Newton até a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, exibe belas fotos tiradas na cidade de Sobral no dia do eclipse, 29 de maio de 1919, e analisa a repercussão deste importante acontecimento na ciência e na transformação de nossa visão sobre o Universo. Apresenta, ainda, resultados de descobertas recentes, como a detecção das ondas gravitacionais e a primeira imagem de um buraco negro gigante, que demonstram porque a teoria de Einstein é aceita até os dias de hoje.

A inauguração oficial será no dia 21 de maio, e contará com a presença do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia,  dos patronos da exposição, deputados Leônidas Cristino (PDT-CE) e André Figueiredo (PDT-CE), e outras autoridades.

Serviço:

Exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”

Local: Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados – “Túnel do Tempo”

Data: de 14 de maio a 15 de junho de 2019

Inauguração oficial: 21 de maio, às 15 horas, no Hall da Taquigrafia (espaço anterior ao corredor da exposição)

img-20190515-wa0023 img-20190515-wa0025

Jornal da Ciência