SBPC leva exposição em homenagem ao naturalista Fritz Müller à Ufes

Mostra que já passou pelo Congresso Nacional e pela UnB, em Brasília, integra a programação da Semana do Conhecimento 2022, realizada nos campi de Vitória (ES) até 26 de novembro

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, abriu nesta segunda-feira, 21, a exposição Fritz Müller – 200 anos, que celebra o bicentenário de nascimento do naturalista, botânico e professor de matemática e ciências naturais teuto-brasileiro Johann Friedrich Theodor Müller, conhecido como Fritz Müller. A exposição integra a programação da Semana do Conhecimento 2022, que será realizada nos campi de Vitória até 26 de novembro.

Promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com o Grupo Desterro Fritz Müller – Charles Darwin 200 anos, a mostra conta a história de Johann Friedrich Theodor Müller, que nasceu na Alemanha, no dia 31 de março de 1822. Atuou na revolução alemã de 1848, tanto que se inscreveu no Partido Democrático, tornando-se um militante. Em 1852, imigra para o Brasil, juntamente com uma leva de descontentes com a Revolução de 1848.

Colono e lavrador no Vale do Itajaí (atual Blumenau), Fritz Müller foi um grande naturalista e, também, professor de matemática e ciências naturais na educação básica. Em 1864, publicou o livro “Für Darwin”, na Alemanha, cinco anos após o britânico publicar “A origem das espécies”. O livro impressionou tanto Darwin, que ele mesmo pagou a tradução do alemão e a publicação da obra em inglês sob o título “Facts and Arguments for Darwin”. Os dois mantiveram uma intensa correspondência e amizade até a morte de Darwin, em 1882. Fritz Müller é o terceiro cientista mais citado em “A origem das espécies” e publicou cerca de três centenas de artigos científicos, grande parte deles em periódicos internacionais, como a Nature.

No total, são 27 peças de 2 metros de altura por 1 metro de largura, que apresentam trechos das correspondências que Müller trocava com Darwin, poesias feitas para suas filhas e outros dados históricos de seus estudos.

A exposição já passou pelo Congresso Nacional e pela 74ª Reunião Anual da SBPC, realizada em julho deste ano na Universidade de Brasília (UnB). Agora na Ufes, em Vitória, ela está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e permanece na Biblioteca Central até 16 de dezembro. A entrada é gratuita.

A exibição foi organizada pela Secretaria de Cultura da Ufes e pela equipe da Biblioteca Central, com projeto expositivo da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu).

Jornal da Ciência, com informações da UFES