SBPC manifesta preocupação ante critérios não acadêmicos adotados pela Fapesc

Em carta, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência expressa sua convicção de que a Fundação deva rever tais critérios, não tomando nenhuma decisão que não esteja baseada em razões solidamente científicas

São Paulo, 09 de setembro de 2024

Excelentíssimo Senhor

Presidente FÁBIO WAGNER PINTO

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina – FAPESC

Florianópolis, SC.

Senhor Presidente,

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifesta sua preocupação ante a adoção, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado Santa Catarina – FAPESC, de critérios não acadêmicos, para ela recusar projetos que tratam de questões de gênero submetidos pela comunidade universitária do Estado. Endossa por isso mesmo a representação dos Pró-Reitores da UFSC (documento anexo), que expressam sua inconformidade com a rejeição dos projetos científicos em questão, independente de seu mérito científico.

Com efeito, naquele que seria o equivalente catarinense de um edital universal – instrumento de financiamento para as pesquisas de todas as áreas do conhecimento – consta que vários projetos foram descartados, por razões políticas. Por isso mesmo, a SBPC expressa sua convicção de que a FAPESC deva rever tais critérios, não tomando nenhuma decisão que não esteja baseada em razões solidamente científicas.

Atenciosamente,

RENATO JANINE RIBEIRO

Presidente da SBPC

 

Veja a carta em PDF.

Jornal da Ciência