SBPC parabeniza Febrace pela conquista do Prêmio Péter Murányi 2021-2022

Principal feira acadêmica pré-universitária voltada à Ciência e Engenharia do País é reconhecida por prêmio de educação e se prepara para edição de 2023

peter-febraceA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) parabeniza a Febrace pela conquista do último Prêmio Péter Murányi, correspondente aos anos de 2021 e 2022. A premiação tem como objetivo reconhecer projetos que, por meio da inovação, contribuam para a qualidade de vida das populações.

Nesta última edição, o Prêmio Péter Murányi contou com 208 projetos inscritos. A iniciativa premia trabalhos nas temáticas de Saúde, Ciência & Tecnologia, Alimentação e Educação, alternando entre os setores a cada ano. No prêmio de 2021-2022, a Febrace ganhou na categoria de Educação.

No começo do mês, quando foi divulgada a vitória da Febrace, a presidente da Fundação Péter Murányi, Vera Murányi Kiss afirmou que o projeto cumpre o papel de incentivador da educação de qualidade, de fomentador do pensamento criativo e de desenvolvimento do perfil empreendedor aos jovens participantes. “Este é um bom caminho para possibilitar o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Brasil, bem como preparar uma geração de novos educadores”, complementou.

A cerimônia de premiação ocorreu na última quarta-feira, 9 de novembro.

Conheça o projeto

Nascida na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, mais conhecida como Febrace, realiza desde 2003 uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, com o objetivo de estimular a cultura científica e o empreendedorismo na educação técnica e básica.

Criada pelas professoras-doutoras Roseli de Deus Lopes e Irene Karaguilla Ficheman, e com a entrada de Elena Saggio anos mais tarde, a Febrace vem estimulando práticas pedagógicas nas escolas, proporcionando orientações a estudantes e permitindo que desenvolvam o senso crítico-construtivo por meio de projetos investigativos.

Com 20 anos de atuação, se consolidou como a principal feira acadêmica pré-universitária voltada à Ciência e Engenharia do País. A edição de 2023 ainda está em desenvolvimento, mas os estudantes e instituições interessados já podem realizar os seus cadastros por meio do site oficial.

Jornal da Ciência