SBPC parabeniza o professor emérito da UFRJ: Luiz Davidovich

Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o físico recebeu o título da UFRJ na última sexta-feira, 13 de agosto. “A visão de ciência de Davidovich é sempre olhando para o desenvolvimento social, aprimorando nossa sociedade e seus indivíduos”, afirma a SBPC em nota

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, recebeu, na última sexta-feira, o título de Professor Emérito da UFRJ. A SBPC parabeniza o Prof. Davidovich por mais este título, fruto de sua competência e de sua incansável luta pela Ciência no Brasil.

Membro da TWAS (Academia Mundial de Ciências) e da Academia de Ciências dos Estados Unidos (NAS), Davidovich tem forte papel de liderança no crescimento da ciência brasileira em prol da sociedade, da democracia e contra a desigualdade social no Brasil. Salienta sempre a necessidade de maior convivência entre especialidades de diversas áreas de pesquisas, argumentando que “Os professores das ciências sociais deveriam dar aulas eletivas para as turmas de física e de engenharia, e vice-versa”.

Davidovich sempre defendeu a formação mais ampla aos alunos, por entender que a oferta não deve se restringir ao conhecimento específico de cada área, de forma isolada. A estrutura da universidade e a necessidade de maior interdisciplinaridade é um dos seus principais compromissos como intelectual.

Nos últimos anos, tem trabalhado incansavelmente contra os cortes do orçamento para a Ciência e contra os ataques diários à ciência e educação. Defende também a necessidade de um projeto para o Brasil como nação, não só na área científica, mas também nas cruciais questões socioeconômicas e ambientais. Com frequência costuma afirmar que “a desigualdade no Brasil é um câncer a ser extirpado”, e que o país está perdendo oportunidades por não reconhecer a importância estratégica da educação e ciência para o seu desenvolvimento econômico. A visão de ciência de Davidovich é sempre olhando para o desenvolvimento social, aprimorando nossa sociedade e seus indivíduos.

A SBPC parabeniza o Prof. Davidovich por mais este merecido título e agradece o seu trabalho visando um Brasil mais justo e sustentável, olhando para o futuro com esperança de que estes tempos tenebrosos de nossa nação sejam brevemente do passado.

São Paulo, 16 de agosto de 2021

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC