SBPC-PE lança selo de comemoração de seu aniversário de 70 anos

A Secretaria Regional da SBPC em Pernambuco realizará diversas atividades comemorativas entre fevereiro e julho deste ano, como uma série mensal de webinários e uma sessão especial em homenagem ao centenário do educador pernambucano e patrono da educação no Brasil, Paulo Freire. As atividades serão divulgadas nos canais da SBPC

sbpc-peNo dia 10 de julho, a representação regional da SBPC em Pernambuco (SBPC-PE) completará 70 anos, enquanto uma instância que tem como princípios a defesa da ciência, a democratização do conhecimento cientifico e tecnológico, a popularização da ciência e a expansão do ensino público. A história da SBPC é marcada pela luta visando à consolidação de uma cultura científica no Brasil e, por isso mesmo, capilarizou-se pelos vários estados brasileiros nesta busca.

Iniciando as celebrações dos 70 anos da regional de Pernambuco, por meio de um pensar, sentir e fazer coletivos, estamos lançando nesta terça-feira (9) a nossa logomarca. Buscou-se a inspiração na própria logomarca comemorativa dos 70 anos da SBPC em nível nacional e incorporou-se a bandeira de Pernambuco, que para nós, muito nos orgulha em função das lutas libertárias que sempre estiveram a ela associadas, desde a Revolução Pernambucana de 1817 (movimento liberal e republicano na então capitania de Pernambuco) até os dias atuais, quando em nossas lutas cotidianas resistimos, ousamos e criamos.

Estamos organizando agendas comemorativas à data, buscando uma articulação interdisciplinar e intercultural, convidando cada pernambucano(a) e demais brasileiros(as) para participarem e interagirem com suas ideias. Será iniciada uma série mensal de webinários trazendo temas da atualidade e temas relacionados ao resgate histórico dos feitos dessa regional, contando com depoimentos dos ex-secretários. Neste ano que também coincide com o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e pernambucana, haverá uma apresentação especial em sua memória. E, nas palavras deste educador, “a pesquisa não é adjetivação da tarefa de ser professor. Faz parte da natureza da prática educativa ser pesquisador”.

A SBPC-PE foi fundada em 10 de julho de 1951, tendo sido a quarta representação regional da SBPC. Para organizá-la, o próprio secretário geral, prof. Paulo Sawaya, integrante da primeira diretoria da SBPC, viajou à Recife e  instalou a comissão de organização, composta por: Newton da Silva Maia (professor da Escola de Engenharia); Nelson Ferreira de Castro Chaves (professor da Faculdade de Medicina); Luiz Siqueira Netto (professor da Escola de Engenharia), Aluízio Bezerra Coutinho (professor da Faculdade de Medicina), Luiz Siqueira Carneiro (professor da Escola de Veterinária) e Bento Magalhães Neto (assistente da Faculdade de Medicina e professor do Ginásio do Estado, conforme consta na  Ciência e Cultura, v.3, n. 2, 1951.  Foi eleito seu primeiro secretário, em 1951, o Prof. Newton da Silva Maia. A regional acompanhava o movimento científico nacional dos pesquisadores, tomando a iniciativa de buscar a organização local da categoria dos sócios envolvendo cientistas e os amigos da ciência.

Em nível nacional, quando a SBPC foi criada, três anos depois do final da Segunda Guerra Mundial, vivia-se um momento de grande preocupação e interesse com o avanço tecnológico no Brasil e no mundo. A situação da pesquisa no Brasil era desfavorável. Assim, em 1948, em busca de espaços mais amplos para promover a circulação de ideias, criou-se a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Priorizou-se a comunicação entre pesquisadores e a agremiação ganhou espaço compondo com instituições de pesquisa ou de apoio à ciência que surgiam na década de 1950 e moldaram as formas de produção do trabalho cientifico.  Apesar da origem paulista, a nova associação começou com 256 sócios-fundadores de todo país e a fundação das divisões regionais, bem como a realização das reuniões anuais passando pelas diversas capitais brasileiras fortaleceu seu viés nacional e regional.

A SBPC-PE encontra-se rumo aos seus 70 anos e, ao longo de sua trajetória, já passaram por ela mais de 20 secretários regionais que contribuíram para o funcionamento da mesma de forma ininterrupta na capital pernambucana, sempre primando pelos seus princípios.

Sejam todos bem vindos(as) à celebração da existência dos 70 anos da SBPC-PE ao longo deste semestre.

#SBPCPE70anos

 

Comissão Organizadora dos 70 anos SBPC-PE