SBPC promove debate sobre o presente e o futuro da CT&I nacional em comissão geral da Câmara dos Deputados

Toda a comunidade científica está convidada a participar da Comissão Geral “Marcha para a Ciência- Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil”, a ser realizada nesta quinta-feira, 12 de julho, em Brasília. Também nesta quinta-feira será lançada a “Mostra SBPC 70 anos: Ciência Educação Hoje Ontem Amanhã”, no Espaço da Taquigrafia, na Câmara

cartaz-convite-bsb-para-galeriaDando continuidade às comemorações dos 70 anos de sua fundação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida toda a comunidade científica para participar da  Comissão Geral “Marcha para a Ciência”, a ser realizada nesta quinta-feira, 12 de julho, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os deputados discutirão com a SBPC, ABC, Consecti, Confap, Abipti, Anprotec, Andifes, Abruem, CNPq, Capes, Finep, Embrapa, Fiocruz, CNI, Anpei, Confies, Fortec, Marinha do Brasil, MCTIC e MDIC a realidade atual e as perspectivas do setor de ciência e tecnologia no País.

O debate proposto pela SBPC foi uma iniciativa encaminhada pelo deputado Celso Pansera (PT-RJ), que ressalta que o segmento tem importância estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, mas alerta que muitos projetos na área estão ameaçados por conta da crise fiscal e dos critérios políticos utilizados para alocação dos orçamentos federal e estaduais.

“O momento é de definições estratégicas para o País e seus cidadãos”, destaca. “Em 2018, precisamos formular uma consistente alternativa para os questionamentos feitos pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação à nossa política de incentivo à indústria, em especial à de tecnologias da informação e comunicação”, acrescenta.

Também nesta quinta-feira, logo após a Comissão Geral, será lançada a “Mostra SBPC 70 anos: Ciência Educação Hoje Ontem Amanhã”, no Espaço da Taquigrafia, na Câmara. A mostra traz uma linha do tempo com os momentos mais emblemáticos da história da SBPC. O patrono da exposição é o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), parlamentar atuante em prol da CT&I e pesquisador da Fiocruz.

 

Serviço:

Comissão Geral “Marcha para a Ciência” – Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil

Data: 12 de julho de 2018 (quinta-feira), 9h30

Local: Plenário da Câmara dos Deputados – entrada pela chapelaria

 

Lançamento Mostra SBPC 70 anos: Ciência Educação Ontem Hoje Amanhãmostra-sbpc-para-galeria2

Data: 12 de julho  – após Comissão Geral “Marcha para a Ciência”

Local: Espaço da Taquigrafia – Anexo II – Câmara dos Deputados

*A exposição ficará em cartaz até o dia 22 de julho

SBPC, com informações da Agência Câmara de Notícias