SBPC promove debate sobre o presente e o futuro da CT&I nacional em comissão geral da Câmara

Toda a comunidade científica está convidada a participar da Comissão Geral “Marcha para a Ciência- Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil”, a ser realizada nesta quinta-feira, 12 de julho, na Câmara dos Deputados, em Brasília

cartaz-convite-bsbDando continuidade às comemorações dos 70 anos de sua fundação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida toda a comunidade científica para participar da  Comissão Geral “Marcha para a Ciência”, a ser realizada nesta quinta-feira, 12 de julho, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os deputados discutirão com a SBPC, ABC, Consecti, Confap, Abipti, Anprotec, Andifes, Abruem, CNPq, Capes, Finep, Embrapa, Fiocruz, CNI, Anpei, Confies, Fortec, Marinha do Brasil, MCTIC e MDIC a realidade atual e as perspectivas do setor de ciência e tecnologia no País.

O debate proposto pela SBPC foi uma iniciativa encaminhada pelo deputado Celso Pansera (PT-RJ), que ressalta que o segmento tem importância estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, mas alerta que muitos projetos na área estão ameaçados por conta da crise fiscal e dos critérios políticos utilizados para alocação dos orçamentos federal e estaduais.

“O momento é de definições estratégicas para o País e seus cidadãos”, destaca. “Em 2018, precisamos formular uma consistente alternativa para os questionamentos feitos pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação à nossa política de incentivo à indústria, em especial à de tecnologias da informação e comunicação”, acrescenta.

Convite no Senado

Nesta segunda-feira, 9 de julho, a senadora Lídice da Mata, falou durante sessão legislativa do Senado sobre o Dia da Ciência e Dia do Pesquisador, celebrados no dia 8 de julho, e a atividade da SBPC no Congresso na próxima quinta-feira. Ela prestou homenagem aos 70 anos da entidade e ressaltou a necessidade de persistir na luta contra o desmantelamento do sistema de CT&I Nacional.

“É preciso muita determinação para tocar ensino, pesquisa, extensão e investigação científica em nosso País nos dias atuais. Os cortes orçamentários ocorridos nos últimos anos nas pesquisas científicas impactam, sobremaneira, a pesquisa científica e afetam desde a compra de materiais e equipamentos até o pagamento de bolsas de pesquisa e extensão. Enquanto o Governo Federal não entender que pesquisa não é gasto, é investimento, não chegaremos a lugar nenhum. E da pesquisa dependem diversos outros setores, como saúde e educação, por exemplo, mas toda a economia”, ressaltou em seu discurso na Casa.

A senadora destacou que pesquisadores, professores e universitários vinculados à pesquisa científica lançaram no último dia 2 de julho, por ocasião das atividades comemorativas do Dia Nacional da Ciência e aniversário da SBPC, um manifesto, em Salvador, em defesa da pesquisa, da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso País, assinado por sessenta entidades. Mata ainda convidou todos os parlamentares a participarem do debate de quinta-feira, 12 de julho, na Câmara, com foco no presente e no futuro do setor de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

Serviço:

Comissão Geral “Marcha para a Ciência” – Debate sobre o presente e o futuro do setor de CT&I no Brasil

Data: 12 de julho de 2018 (quinta-feira), 9h30

Local: Plenário da Câmara dos Deputados – entrada pela chapelaria

SBPC, com informações da Agência Câmara de Notícias