SBPC protesta contra a posição do governo brasileiro na escolha de especialistas para comitê da OMS

Ao se opor ao nome da pesquisadora Deisy Ventura, sem apresentar explicações, o Ministério da Saúde age “de forma puramente ideológica, enquanto a OMS busca escolher entre as personalidades mais qualificadas por sua competência técnica”, afirma a Diretoria da entidade em nota

Leia a íntegra:

SBPC PROTESTA CONTRA A POSIÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO NA ESCOLHA DE ESPECIALISTAS PARA COMITÊ DA OMS

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) protesta contra a atuação do governo brasileiro que, agindo na contramão dos interesses de nosso país, recusa apoio à ilustre cientista, professora Deisy Ventura, para compor um dos mais importantes comitês técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Deisy Ventura é professora titular de ética da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o programa de pós-graduação em saúde global e sustentabilidade. É também professora do programa de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da USP e teve forte atuação durante a pandemia de covid-19.

Ao se opor ao nome da pesquisadora, sem apresentar explicações, o Ministério da Saúde age de forma puramente ideológica, enquanto a OMS busca escolher entre as personalidades mais qualificadas por sua competência técnica.

 

São Paulo, 28 de setembro de 2022

Diretoria da SBPC

Leia a nota em PDF

 

Veja também:

Valor – Governo Bolsonaro boicota nome de brasileira para comitê da OMS

 

 

Jornal da Ciência