A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi uma das entidades a receber homenagem de Honra ao Mérito pelas atividades desempenhadas em prol do desenvolvimento e defesa da ciência brasileira, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O diploma foi entregue durante a sessão solene comemorativa dos 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP). Instituições científicas como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de docentes, funcionários e diretores da FCF também foram homenageados na cerimônia, realizada nesta sexta-feira (19).
O evento contou com a presença do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, dos diretores Paulo Roberto Petersen Hofmann, Lucile Maria Floeter Winter, Roseli de Deus Lopes, e da presidente de honra, Helena Nader.
A FCF é a terceira mais antiga instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo e uma das sete unidades fundadoras da USP. Sua origem remonta à antiga Escola Livre de Pharmacia de São Paulo, fundada por Bráulio Gomes, em 12 de outubro de 1898. Em 120 anos, a faculdade já graduou mais de 7 mil farmacêuticos, formou 1.882 mestres e 1.125 doutores.
Em seu discurso de encerramento, a diretora da FCF, Primavera Borelli, lembrou a trajetória da Faculdade, do seu pioneirismo e de sua contribuição para a sociedade. Borelli citou que a instituição foi uma das primeiras a criar uma farmácia escola, um laboratório clínico-escola. Segundo ela, a instituição também foi responsável pela ampliação de análises clínicas, pela criação da tabela brasileira de alimentos e pela criação da Fundação para o Remédio Popular (FURP).
Em sua fala, Borelli ressaltou a importância da educação e da ciência em amenizar o sofrimento das pessoas. Segundo ela, o ensino crítico precisa de liberdade intelectual, e a educação é a única saída para tornar o Brasil em um grande país. “A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. E pessoas transformam o mundo”, declarou a diretora do FCF, citando o educador brasileiro Paulo Freire.
Uma sociedade em defesa da ciência e da educação
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, que há 70 anos atua na defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, vem exercendo papel importante em inúmeras ações voltadas para a excelência, a expansão e o aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de 21 Secretarias e representações regionais. Atualmente, conta com mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros que apoiam e legitimam a luta em defesa do avanço científico e tecnológico do Brasil. Representando 142 sociedades científicas a ela associadas, de diversas áreas do conhecimento é uma das mais importantes sociedades cientificas do Brasil e da América do Sul.
Vivian Costa – Jornal da Ciência