SBPC recebe da Alesp homenagem de Honra ao Mérito

O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi realizado nesta sexta-feira (09), por ocasião das comemorações dos 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

A SBPC recebe homenagem de Honra ao Mérito, concedida pela ALESP, em Sessão Solene pela ocasião às comemorações dos 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, em 09 de novembro.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi uma das entidades a receber homenagem de Honra ao Mérito pelas atividades desempenhadas em prol do desenvolvimento e defesa da ciência brasileira, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O diploma foi entregue durante a sessão solene comemorativa dos 120 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP). Instituições científicas como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de docentes, funcionários e diretores da FCF também foram homenageados na cerimônia, realizada nesta sexta-feira (19).

O evento contou com a presença do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, dos diretores Paulo Roberto Petersen Hofmann, Lucile Maria Floeter Winter, Roseli de Deus Lopes, e da presidente de honra, Helena Nader.

A FCF é a terceira mais antiga instituição pública de ensino superior do Estado de São Paulo e uma das sete unidades fundadoras da USP. Sua origem remonta à antiga Escola Livre de Pharmacia de São Paulo, fundada por Bráulio Gomes, em 12 de outubro de 1898. Em 120 anos, a faculdade já graduou mais de 7 mil farmacêuticos, formou 1.882 mestres e 1.125 doutores.

Em seu discurso de encerramento, a diretora da FCF, Primavera Borelli, lembrou a trajetória da Faculdade, do seu pioneirismo e de sua contribuição para a sociedade. Borelli citou que a instituição foi uma das primeiras a criar uma farmácia escola, um laboratório clínico-escola. Segundo ela, a instituição também foi responsável pela ampliação de análises clínicas, pela criação da tabela brasileira de alimentos e pela criação da Fundação para o Remédio Popular (FURP).

Em sua fala, Borelli ressaltou a importância da educação e da ciência em amenizar o sofrimento das pessoas. Segundo ela, o ensino crítico precisa de liberdade intelectual, e a  educação é a única saída para tornar o Brasil em um grande país. “A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. E pessoas transformam o mundo”, declarou a diretora do FCF, citando o educador brasileiro Paulo Freire.

Uma sociedade em defesa da ciência e da educação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, que há 70 anos atua na defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, vem exercendo papel importante em inúmeras ações voltadas para a excelência, a expansão e o aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País. Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de 21 Secretarias e representações regionais. Atualmente, conta com mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros que apoiam e legitimam a luta em defesa do avanço científico e tecnológico do Brasil. Representando 142 sociedades científicas a ela associadas, de diversas áreas do conhecimento é uma das mais importantes sociedades cientificas do Brasil e da América do Sul.

Vivian Costa – Jornal da Ciência