SBPC repudia crimes contra a democracia

"A SBPC manifesta seu veemente repúdio aos atos de terror promovidos este domingo por golpistas inimigos da democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Esses crimes são decorrência natural da leniência com a qual foram tratados, ao longo dos anos, os que negam a lei, a ordem, o Direito e a democracia", afirma em nota

SBPC REPUDIA CRIMES CONTRA A DEMOCRACIA

A SBPC manifesta seu veemente repúdio aos atos de terror promovidos este domingo por golpistas inimigos da democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Esses crimes são decorrência natural da leniência com a qual foram tratados, ao longo dos anos, os que negam a lei, a ordem, o Direito e a democracia.

Há poucos dias deixou a presidência um ex-capitão que debutou na vida pública com a tentativa de um ato terrorista contra quartéis do Exército, força esta que, porém, o absolveu em vez de puni-lo. Nas décadas que se seguiram, enquanto trabalhadores que se manifestavam pacificamente por melhores salários eram reprimidos com violência, as forças ditas da ordem tratavam os desordeiros de extrema-direita com a maior complacência.

As imagens de domingo, mostrando policiais do Distrito Federal rindo e se filmando uns aos outros enquanto observam inertes a invasão do Congresso Nacional, constituem algo que requer pronta investigação e punição dentro dos rigores da lei. Devem ir para a rua e para a cadeia, obviamente dentro dos parâmetros da legislação e garantida a defesa.

Neste momento em que o Brasil reencontra os valores éticos do conhecimento científico, da cultura como emancipadora do ser humano, do meio ambiente como patrimônio a ser estudado e defendido, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais, a tentativa do candidato vencido nas eleições de outubro e de parte de seus apoiadores de desqualificar a voz do eleitorado brasileiro deve ser repudiada por todos nós.

Apelamos a todos para que se manifestem em defesa da democracia, nas ruas se possível, sem aceitar qualquer provocação dos inimigos do Estado de Direito.

Em 8 de janeiro de 2023.

DIRETORIA E CONSELHO DA SBPC

Veja o PDF.