SBPC repudia proposta de extinção da UERJ e defende universidades do Rio de Janeiro

Nota divulgada nesta sexta-feira (20) pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência afirma que projeto de lei que propõe a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é inconstitucional e que a universidade é peça fundamental para a recuperação e o desenvolvimento do Estado

Leia nota na íntegra:

EM DEFESA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A SBPC manifesta seu repúdio a projeto de lei submetido à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que propõe a extinção da UERJ. O art. 309 da Constituição Estadual claramente determina a existência da mais antiga universidade estadual fluminense, portanto a proposição é flagrantemente inconstitucional, mas deixa evidente uma estratégia deliberada de destruição da pesquisa e da formação de profissionais de alta qualidade, até porque o autor da proposição também sugere que recursos da UERJ sejam canalizados para instituições de ensino privadas.

A SBPC lembra ainda que, além da qualidade dos cursos da UERJ, foi ela a primeira instituição de ensino superior a implantar, no Brasil, políticas de ação afirmativa, proporcionando o acesso de estudantes historicamente discriminados à educação de qualidade. Educação e Ciência serão pilares na recuperação do estado do Rio de Janeiro, e a UERJ é peça fundamental para esta recuperação e o desenvolvimento do estado. Por estas razões, a SBPC repudia essa tentativa de extinguir uma universidade amplamente respeitada e manifesta sua solidariedade ao Estado do Rio de Janeiro e a suas universidades, que tanto contribuem para seu desenvolvimento científico, cultural, social e econômico.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  – SBPC