SBPC-SC envia carta aos candidatos e candidatas à Prefeitura de Florianópolis

Tomando como base documento divulgado pela SBPC na última semana, Secretaria Regional da SBPC em Santa Catarina elaborou propostas que visam estabelecer um compromisso dos candidatos e candidatas às prefeituras das principais cidades catarinenses com a Ciência, a Tecnologia e a Inovação. A carta também aborda temas ligados à educação, à saúde, ao meio ambiente e à democracia, no nível municipal

Sob a perspectiva da educação pública de qualidade e do avanço científico e tecnológico como bases para o desenvolvimento sustentável, a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de Santa Catarina (SBPC-SC) elaborou uma carta com propostas que visam estabelecer um compromisso dos candidatos e candidatas às prefeituras das principais cidades catarinenses com a Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CT&I). A carta, que já foi enviada a todos os candidatos/as de Florianópolis, tomou como base, com pequenas variações, uma carta nacional que será referência nessas eleições municipais para as Secretarias Regionais da SBPC espalhadas pelo País.

“Diante de um cenário em que informações falsas ou enganosas se propagam muito mais rapidamente do que conhecimentos de base científica, trazendo riscos reais à vida humana e ao meio ambiente, para não falar dos riscos à democracia, consideramos indispensável a inserção da pauta da CT&I nos debates eleitorais de 2020.”

A carta dos cientistas catarinenses também aborda temas ligados à educação, à saúde (incluindo as respostas à pandemia), ao meio ambiente e à democracia, no nível municipal. Aqueles candidatos/as que concordarem com as propostas elencadas no documento e se manifestarem através de e-mail (sbpc.sc@sbpcnet.org.br) terão seus posicionamentos amplamente divulgados no site, no jornal e nas redes sociais da SBPC, as quais atingem milhares de pessoas em todo o Brasil.

Nas demais regiões do estado, fora da capital, a carta será encaminhada aos candidatos/as sob supervisão dos grupos de trabalho (GTs) regionais, os quais são representados por conselheiros/as da SBPC-SC em número de dois por região. Para saber quem são os representantes de sua região, acesse: https://sbpcsc.ufsc.br/equipe-sbpc-sc/.

Como critério para que um município seja incluído nessa ação, os representantes regionais da SBPC-SC precisam ser contactados para que possam assim garantir que a carta será enviada a todos os candidatos/as daquele município. Portanto, em última instância, serão os conselheiros, em diálogo com os GTs regionais, que decidirão quais cidades farão parte dessa iniciativa em defesa da CT&I.

A lista de candidatos/as comprometidos com a Ciência deverá ser informada e atualizada junto à nossa secretaria, a qual se encarregará de divulga-la em âmbito estadual e encaminha-la para a Diretoria da SBPC que criará um mapa de candidatos de todo o Brasil.

Leia o documento completo acessando: https://sbpcsc.paginas.ufsc.br/files/2020/09/Carta-para-Candidatos-%C3%A0s-Prefeituras-de-SC.pdf

SBPC-SC