SBPC se manifesta em favor da Ciência e da Vida

Confira a nova edição do Jornal da Ciência impresso! O PDF da publicação está disponível gratuitamente no site da SBPC

capa_jc_789_webA nova edição do Jornal da Ciência impresso já está disponível para download em PDF.  Com o tema SBPC se manifesta em favor da Ciência e da Vida, a publicação reúne as ações da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ao longo desses meses em que a pandemia de coronavírus provocou uma grave crise sanitária no País, acentuada por uma crise econômica, social, política e democrática. Em resposta à situação crítica do Brasil, a entidade se uniu a organizações de diversos setores da sociedade civil e realizou manifestações de grande impacto, como o documento “Pacto pela Vida”, a Marcha Virtual pela Ciência, a Marcha Virtual pela Vida e o manifesto em defesa da liberação total dos recursos do FNDCT, principal fonte de financiamento de P&D no País, entre outras ações. A edição também traz reportagens sobre as perdas dos povos indígenas e quilombolas para a covid-19, sobre como a ciência tem reagido às fake news e ainda os riscos que os desmatamentos representam para a emergência de novas epidemias.  Confira abaixo o editorial da nova edição e acesse a versão digital completa neste link.

Pela ciência, pela saúde, pela democracia, pela vida

Vivemos hoje no Brasil sob várias ameaças. A pandemia do coronavírus já levou à morte dezenas de milhares de brasileiros. A crise econômica tem implicado em mais sofrimento a trabalhadoras e trabalhadores, às populações vulneráveis e inviabilizado a sobrevivência econômica de milhares de empreendedores, em especial de micro e pequenos empresários. Nossa democracia tem sido submetida a agressões às instituições, à imprensa, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos dos cidadãos e cidadãs consagrados na Constituição Federal.

Seguindo a tradição de seus 72 anos, de alinhamento às mais importantes pautas democráticas e humanitárias do País, a SBPC se posicionou com veemência contra essas ameaças e em defesa da ciência, da saúde, da democracia e da vida. Respeitando a necessidade de isolamento social e de se seguir as orientações dos profissionais e autoridades de saúde, a Sociedade promoveu e colaborou com grandes manifestações virtuais em prol da manutenção da vida e dos direitos de cidadania.

Em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a SBPC, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão Arns, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI), publicou o Pacto Pela Vida e Pelo Brasil, manifesto conclamando a união de toda a sociedade, solidariedade, disciplina e conduta ética e transparente do governo. O documento, entregue aos representantes dos três Poderes, também pede que o enfrentamento ao coronavírus tome por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública.

Um mês depois, em 7 de maio, a SBPC realizou a Marcha Virtual pela Ciência, manifestação que teve um alcance de mais de dois milhões de pessoas nas redes sociais. Em 9 de junho foi a vez da Marcha Virtual pela Vida, um movimento construído com outras organizações da sociedade civil para reagir ao crescente número de brasileiros mortos pelo coronavírus. Ambos os movimentos contaram com o esforço das Secretarias Regionais, das 150 Sociedades Científicas Afiliadas e de dezenas de instituições científicas e acadêmicas de todo o País.

Mais recentemente, no dia 29 de junho, a SBPC se juntou a mais de 70 organizações, entre entidades nacionais, centrais sindicais, movimentos sociais, articulações pró-democracia e organizações não governamentais para lançar a campanha “Brasil Pela Democracia e pela Vida”.

A vida é o bem de maior valor no planeta, mas nem todas as vidas são valorizadas da mesma forma. Nesta edição, o Jornal da Ciência mostra como alguns dos povos tradicionais brasileiros sofrem com o avanço da covid-19, muito além dos frios números de mortos. Sem apoio do Estado, indígenas e quilombolas têm registrado um número proporcionalmente maior de mortos que o resto da população e se organizam como podem para conter a doença.

A luta contra o coronavírus tem sido especialmente difícil no Brasil porque, enquanto a ciência e organizações de saúde coletiva se esforçam para salvar vidas em condições precárias, o próprio governo do País contraria muitas das orientações médicas e dos profissionais da saúde e o que instituições científicas e organizações mundiais recomendam. Um desafio adicional é o de conter as notícias falsas. Para isso, pesquisadores estão utilizando a tecnologia no desenvolvimento de plataformas que visam identificar e combater as “fake news”.

Essa não é a primeira, nem será a última pandemia. Para ajudar os governos e a sociedade a se antecipar às próximas, alguns pesquisadores têm estudos apontando onde as chances são maiores de surgirem novos focos de epidemias. Regiões tropicais com a presença de florestas e alta biodiversidade de fauna silvestre são o tipo de ambiente propício, alertam os especialistas. E o Brasil está nessa rota.

Neste momento muito difícil que o Brasil atravessa, com uma grave crise sanitária, econômica e social, é importante que todos nós, cidadãos e cidadãs, estejamos juntos em defesa da ciência, da educação, da vida, do desenvolvimento sustentável, da redução das desigualdades e da democracia. A SBPC, que no dia 8 de julho completa 72 anos, continua firme em seu propósito de lutar por um país mais justo e mais desenvolvido.

Boa leitura!

Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC

Acesse aqui gratuitamente o PDF da nova edição do Jornal da Ciência!