SBPC vai a Brasília lutar por retomada orçamentária da Ciência no País

Em agenda realizada na última semana, presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro, alertou que atual proposta orçamentária federal para 2024 traz inseguranças ao setor

Na última semana, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi até Brasília para a realização de uma agenda de visitas com representantes dos poderes Executivo e Legislativo. O objetivo foi defender a recomposição orçamentária do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) em 2024 e buscar apoio para a realização da 76ª Reunião Anual da entidade.

Segundo análise orçamentária feita pela SBPC com base no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano, o Governo Federal prevê destinar um orçamento ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 6,76% menor do que o de 2023. Outros órgãos responsáveis pela manutenção do SNCTI também tiveram reduções, como a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação e que terá uma redução de 17% nos recursos para bolsas de ensino superior caso a proposta orçamentária seja aprovada.

A agenda política da SBPC foi encabeçada pelo presidente da entidade, Renato Janine Ribeiro. Na última quinta-feira (07/11), ele foi aos gabinetes da senadora Daniella Ribeiro (PSD/PB), presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO); do senador Carlos Viana (PODEMOS/MG), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) do Senado Federal; do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL/SP), relator-geral do PLN nº 29/23, a PLOA 2024; e da deputada federal Luisa Canziani (PSD/PR), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara dos Deputados.

O presidente da SBPC entregou aos representantes de cada gabinete uma cópia do manifesto escrito pela entidade, com apoio da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), onde são detalhados os pontos presentes na PLOA 2024 que afetam diretamente o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Em todos os gabinetes fomos recebidos pelos assessores de orçamento ou equivalentes, fomos ouvidos com muita atenção e entregamos o nosso pleito, que é um pleito também das demais entidades do setor, no qual também enfatizamos a importância de algumas reivindicações como, por exemplo, as verbas das bolsas de pesquisa, que são as mais prejudicadas no PLOA no tocante à Capes, assim como destacamos a importância dos valores para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente, em suma, tudo o que é responsável pela construção do futuro do País”, detalha Janine Ribeiro.

Já na sexta-feira, 8 de novembro, a agenda da SBPC foi dedicada à realização da 76ª Reunião Anual da entidade, que ocorrerá entre os dias 7 e 13 de julho de 2024 na Universidade Federal do Pará (UFPA). Acompanhado pela secretária-geral da SBPC, Claudia Linhares Sales, Janine Ribeiro teve reuniões diretas com a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, com a presidente da Capes, Mercedes Bustamante e com o presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Ricardo Galvão.

“Na sexta-feira, a nossa pauta foi mais específica: a solicitação de recursos para a realização da 76ª Reunião Anual, que será em Belém do Pará, cidade que posteriormente sediará a COP-30, em 2025. Expusemos à presidente da Capes, a professora Mercedes Bustamante, a importância da realização deste evento. Posteriormente, estivemos com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e falamos das nossas ações junto ao Congresso Nacional na defesa do orçamento, e acerca da Reunião Anual. Por fim, estivemos com o professor Ricardo Galvão, que foi membro de nosso Conselho até recentemente, quando assumiu a Presidência do CNPq, e ele disse estar ciente das demandas do setor.”

Para o presidente da SBPC, o contato direto com os órgãos e atores decisivos na elaboração de políticas científicas é essencial para que se garanta não só uma estrutura crescente da ciência no País, mas que essa estrutura esteja estritamente atrelada ao desenvolvimento do Brasil.

“Nesta visita a Brasília, fizemos um trabalho duplo. Por um lado, defendendo a questão do orçamento, que é uma demanda para além da SBPC, a luta por recursos mais significativos para Ciência, Tecnologia e Inovação, de modo que a gente consiga recompor aquilo que foi destruído ou reduzido nos últimos anos. E o segundo pleito foi destinado à realização de nossa Reunião Anual, que, devemos lembrar, é a maior reunião científica da América Latina”, conclui Janine Ribeiro.

Rafael Revadam – Jornal da Ciência