SBPC/SC realiza primeiro debate com candidatos ao governo do Estado

Décio Lima foi o primeiro a discutir suas propostas para CT&I com a comunidade científica catarinense nesta terça-feira (25)

debate-sc“A área de ciência, tecnologia e inovação é estratégica para o desenvolvimento do estado, para a criação de novas rendas. Ela é imperativa para levarmos qualidade de vida para a sociedade, principalmente para o campo”, afirmou Décio Lima, durante o primeiro debate com candidatos ao governo de Santa Catarina, promovido pela Secretaria Regional da SBPC no Estado. O debate, realizado nesta terça-feira (25), contou com a participação de Marcelo Farina, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Gabriela Gubert, estudante de pós-graduação da UFSC, Mário Steindel, conselheiro da SBPC, e Paulo Ivo Koehntopp, secretário executivo do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

A entidade convidou os três primeiros colocados nas pesquisas de opinião pública para discutir com a comunidade científica suas propostas para CT&I. Os candidatos Gelson Merisio e Mauro Mariani já foram convidados, mas ainda não agendaram nenhuma data.

Nesta primeira sessão dos debates, Lima se disse solidário e indignado com os acontecimentos por que o País está passando e pelo descaso que o Estado de Santa Catarina tem enfrentado. “Um governo que não aposta na ciência, na tecnologia e na inovação está tirando a chance do estado ser um indutor de qualidade de vida para a sociedade”, disse.

Ao ser questionado se ele cumprirá o artigo 193 da Constituição Catarinense de 1989, que prevê que o Estado destine à pesquisa científica e tecnológica 2% de suas receitas correntes, Lima disse que pretende não apenas cumprir o estabelecido, como também pretende ampliar os investimentos para o setor. “Eu quero fazer com que área de CT&I seja protagonista, carro chefe para o desenvolvimento do Estado. Não podemos limitar a 1% ou 2% por cento do orçamento para essa área. Quero estabelecer uma nova convenção com a sociedade para fazermos investimentos nesta área e assim induzirmos um desenvolvimento econômico. Temos de recuperar o tempo perdido”, explicou.

André Ramos, secretário regional da SBPC em Santa Catarina, que apresentou o programa, explicou que a entidade, junto a instituições de ensino e pesquisa, além de outros órgãos ligados ao setor, tem lutado, desde o ano passado, para construir uma rede estadual de defesa da área de CT&I, que hoje se encontra ameaçada.  Segundo Ramos, no dia 20 de junho a Comissão de Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, realizou uma audiência pública onde se debateram as consequências dos cortes orçamentários na área de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e no Estado. “Neste dia compareceram centenas de pessoas e cerca de 40 instituições representativas do setor. Os debates culminaram na elaboração da Carta dos Catarinenses sobre CT&I, que foi encaminhada para todos os candidatos convidados. Nela, podem ser encontradas as principais preocupações e demandas da comunidade científica catarinense”, explicou.

O encontro desta terça-feira com o candidato Décio Lima foi transmitido ao vivo pelo YouTube. Ele pode ser revisto no  Facebook da SBPC-SC ou  neste link.

Vivian Costa – Jornal da Ciência