Secretária regional da SBPC em RN é homenageada pelo TCE do estado

Selma Jerônimo recebeu a Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz, cuja honraria é entregue anualmente a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico

A secretária regional da SBPC no Rio Grande do Norte (SBPC-RN) e diretora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Selma Jerônimo, recebeu no dia 6 de dezembro a Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz, concedida pelo Tribunal de Contas do RN (TCE/RN). A honraria é entregue anualmente a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico. A cerimônia aconteceu no plenário do Tribunal, com a presença dos conselheiros, da governadora Fátima Bezerra, dos deputados da Assembleia Legislativa e de outras autoridades.

A indicação foi feita pelo conselheiro Tarcísio Costa, decano do TCE/RN e diretor da Escola de Contas, como reconhecimento pelo trabalho que a professora Selma Jerônimo tem feito no âmbito da educação e da ciência no Rio Grande do Norte. “A universidade tem um papel preponderante em termos de educação, pesquisa e extensão”, reforçou Tarcísio Costa em sua justificativa.

A professora Selma Jerônimo compartilhou o reconhecimento com toda a UFRN, que, conforme enfatizou, tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento do Estado. “Individualmente, sinto-me extremamente lisonjeada, mas tenho certeza de que isso aconteceu em virtude do que a Universidade faz. Sou seridoense, o ex-governador Dinarte Mariz era de minha cidade [Serra Negra do Norte], então é uma lisonja muito grande, mas tenho certeza de que poderia ser qualquer outro professor da UFRN aqui”, declarou.

Na visão do vice-reitor Hênio Ferreira de Miranda, que participou da solenidade, Selma Jerônimo é um ícone na UFRN, sobretudo na área das Ciências da Saúde, que não só vem fazendo um excelente trabalho na pesquisa científica, mas também um trabalho social magnífico junto a pessoas do município de Pureza. “Selma é muito mais do que uma professora, muito mais do que uma docente. Posso dizer que Selma Jerônimo é um patrimônio da Universidade. Então, o TCE não poderia ser mais feliz em proceder com essa homenagem como a mais inteira das justiças”, completou.

A secretária regional da SBPC avaliou o momento como uma oportunidade de reflexão sobre a prática nas ações públicas e sociais do País. Em sua opinião, o Brasil tem problemas gigantes e as soluções passam pela união de todos, que devem estar focados em uma estratégia comum. “Acredito que para modificarmos o País, precisamos de todos os pensamentos unidos em prol de um projeto comum. É o instante para pensar as contribuições, identificar as necessidades e realizar essas mudanças”, completou.

Reconhecimento

Diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Selma Jerônimo é médica, pesquisadora e professora do Departamento de Bioquímica da UFRN e dos programas de pós-graduação em Bioquímica e em Ciências da Saúde. Em 2018, foi aceita como membro titular da Academia de Ciências da América Latina (ACAL).

Doutora em Biologia Molecular, Selma tem uma longa trajetória nos estudos dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças complexas, incluindo leishmaniose, hanseníase, Guillain Barré e pré-eclâmpsia. Descreveu a urbanização da leishmaniose visceral (LV) no Rio Grande do Norte e a infecção assintomática por Leishmania, o que permitiu estudar fatores genéticos envolvidos no risco de desenvolver a doença. Sua eleição na ACAL é mais um reconhecimento de sua contribuição para o progresso da ciência e integração humana, cultural e social da América Latina e Caribe.

Em novembro de 2014, Jerônimo recebeu o International Impact Award, concedido pela Universidade de Iowa que reconhece alunos ilustres e outros indivíduos com laços significativos com a instituição, que contribuíram de maneira importante em nível internacional ou, no caso de alunos internacionais, no exterior em seus países de origem. O prêmio foi criado em 2010 por programas internacionais da Universidade de Iowa, a fim de homenagear pessoas excepcionais em qualquer campo, que contribuíram de forma contínua e profunda em nível internacional para promover a compreensão global.

UFRN