Seis ex-presidentes da FAPDF pedem a retirada da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do DF que visa reduzir recursos destinados à instituição

O documento foi enviado ontem (6/11) ao governador do DF, Ibaneis Rocha. A SBPC e a ABC também enviaram uma carta com a mesma solicitação

Seis ex-presidentes da FAPDF enviaram ontem (6/11) uma carta ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, solicitando a retirada da Proposta de Emenda à Lei Orgânica (PELO) 18/2019 do poder Executivo do DF, protocolado na Câmara Legislativa. A proposta visa reduzir de 2% para 0,3%/ano o montante de recursos do orçamento destinados à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrital Federal. No dia 1ª de novembro a SBPC e a ABC também enviaram uma carta ao governador com a mesma solicitação.

“Vale recordar que o percentual atual (ainda em recomposição progressiva), definido em lei, foi o resultado de uma ampla e longa mobilização da comunidade científica, de instituições públicas e privadas, visando garantir recursos estáveis e adequados ao desenvolvimento do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação no Distrito Federal. Trata-se de uma questão crucial para que se possa desenvolver, de modo consistente e continuado, projetos estratégicos para nossa região e para o País”, afirmam no documento.

A carta é assinada por Ivone Rezende Diniz (Diretora-Presidente 2015-2016), Laura Maria Goulart Duarte (Diretora-Presidente 1997-1998), Marcel Bursztyn (Diretor-Presidente 1996-1997), Michelangelo Giotto Santoro Trigueiro (Diretor-Presidente 2014-2014), Tiago Araujo Coelho de Souza (Diretor-Presidente 2017-2018) e Wellington Lourenço de Almeida (Diretor-Presidente 2016-2017).

Veja aqui a carta na íntegra.

Jornal da Ciência