Sobral celebra centenário do Eclipse que confirmou Teoria da Relatividade de Einstein

O “Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019)”, que será realizado de 28 a 30 de maio, está com inscrições abertas

cartaz_eclipse-sobral_05_webEm 29 de maio de 1919, Sobral, uma pequena cidade no interior do Ceará, foi palco de um dos experimentos mais importantes da física moderna: a observação do eclipse solar que confirmou a Teoria da Relatividade Geral, formulada pelo cientista Albert Einstein. Foi lá que foram tiradas as sete fotografias decisivas para confirmar o que o cientista alemão havia teorizado: a luz, ao passar próxima ao um corpo celeste de massa grande, se desvia. Um século depois, astrônomos, astrofísicos, físicos, historiadores da ciência do Brasil e do exterior se reúnem na mesma cidade para celebrar o centenário desse famoso eclipse. Organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Prefeitura de Sobral e o Governo do Estado do Ceará,  o “Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019)” será realizado  de 28 a 30 de maio, com palestras, bate-papos, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Na programação, conferências e debates sobre “O intrigante mundo da luz”, “Lentes e ondas gravitacionais: novas janelas para o universo”, “Astronomia em atividades de divulgação, educação, desenvolvimento e diplomacia: 100º aniversário da IAU e o Dia Internacional da Luz”. As conferências em inglês terão tradução simultânea.

No dia 29, serão realizadas celebrações simultâneas em Sobral, Ilha do Príncipe, Portugal e Inglaterra. Entre as atrações, a Global Opera in Science realiza uma apresentação em rede, com transmissão simultânea de Sobral, Ilha do Príncipe, Noruega e Campos (RJ). O evento ainda terá a reinauguração do Museu do Eclipse de Sobral, que estava fechado para reforma, e o lançamento de um selo comemorativo do Centenário do Eclipse, emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que contará com a presença de autoridades e sociedades científicas do Brasil e da Ilha do Príncipe.

Confira a programação completa.

O evento é gratuito e aberto a todos. Os interessados em participar das atividades podem se inscrever aqui.

Além da SBPC, do governo do Ceará e da prefeitura de Sobral,  o Centenário do Eclipse de Sobral vem sendo articulado junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Jornal da Ciência