Sobral sediará Reunião Regional da SBPC em março

O evento, que será realizado entre os dias 27 e 30 de março de 2019, terá como tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”

2-cortada

A próxima Reunião Regional da SBPC já tem destino certo: será sediada em Sobral, município no interior do Ceará, reconhecido pelo modelo educacional exemplar que levou à liderança no Ideb nacional. O evento será realizado de 27 a 30 de março de 2019, no Centro de Convenções da cidade, e terá como tema “Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar”.

A direção da SBPC e a secretária regional da SBPC no Ceará se reuniram nesta semana com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, com o secretário municipal de educação, como o secretário estadual de educação, e com representantes da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará para definir  a estrutura e a agenda do evento. A realização de uma Reunião Regional da SBPC na cidade é vista por todos como um evento importante para a discussão da qualidade da educação pública no ensino básico.

Segundo conta o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, o objetivo do evento é discutir temas centrais das políticas educacionais do País, entre as quais as experiências locais exitosas, o desafio de melhorar o Ensino Médio e o ensino das ciências, bem como iniciativas diversas e ideias inovadoras. “Vamos reunir pessoas com expertise, do Ceará e do país inteiro, para fazer um balanço da educação básica no Brasil e discutir como aprimorar a sua qualidade, em particular na escola pública. A experiência bem-sucedida de Sobral na educação fundamental será certamente um dos temas ser debatido, assim como as experiências dos institutos federais, colégios de aplicação e colégios militares”, comentou

Para a secretária regional da SBPC-CE, Claudia Linhares, a realização desse evento com esse tema da educação é de extrema relevância no momento em que começa uma nova gestão presidencial no País e também tem início a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em vários estados. “Há muitas questões a serem discutidas, sobre como fazer um ensino básico de qualidade diante de tantas variáveis que estão surgindo. Um exemplo é como as prefeituras poderão lidar com a nova BNCC. Será importante estudar um caso tão bem sucedido como o de Sobral, uma cidade dentro do 13º estado mais pobre do país e que consegue obter índices tão altos de desempenho educacional. Um ensino de qualidade está além de recursos, depende muito de decisões políticas”, observa.

Entre os temas que farão parte da programação estão a Base Nacional Comum Curricular, as políticas educacionais para formação de professores para o Ensino Básico, a carreira docente, a avaliação e a gestão escolar. A educação científica no ensino básico será debatida, em particular com relação ao Ensino Médio, bem como ações complementares importantes, como as feiras, clubes, planetários, museus e olimpíadas de ciências,  que estimulam os estudantes para a investigação cientifica.

A prefeitura municipal de Sobral organizará ainda uma feira de ciências para os estudantes da rede municipal, em parceria com as escolas locais. A agenda do evento conta ainda com um dia de apresentações e debates sobre  astronomia, organizado em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e relacionado com as comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, a ser celebrado em 29 de maio, marcando o aniversário da observação do fenômeno que comprovou a teoria da relatividade de Albert Einstein, em 1919.

Daniela Klebis – Jornal da Ciência