UFMS discute em audiência programa que prevê mais financiamento privado

Reunião é aberta e será realizada na sexta-feira (9), às 9h30min, no Teatro Glauce Rocha

UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai realizar audiência pública para discutir o “Future-se”, programa lançado pelo MEC (Ministério da Educação) que prevê aumento de verba privada nas instituições de ensino público. A reunião é aberta e será realizada na sexta-feira (9), às 9h30min, no Teatro Glauce Rocha.

Entre as estratégias previstas no Future-se está a criação de fundo privado, cujas cotas serão negociadas na Bolsa de Valores, para financiar as instituições federais. Esse fundo contará, inicialmente, com R$ 102,6 bilhões. A intenção do MEC é financiar pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização das entidades de ensino com este recurso.

O MEC justifica ainda que pretende dar mais autonomia financeira às instituições federais, para que não fiquem à mercê de flutuações no orçamento da União. A adesão ao programa é voluntária.

Após sessão de encerramento da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), no dia 26 de julho, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, já havia adiantado que o Future-se seria discutido com diretores e estudantes.

Também na ocasião, o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, manifestou preocupação sobre o programa. Segundo ele, “sem uma discussão ampla na comunidade a chance de não dar certo é muito grande”.

Veja o texto na íntegra: Campo Grande News