UFRN e SBPC visitam parceiros para realização de evento nacional

A 72ª Reunião Anual da SBPC acontece de 12 a 18 de julho de 2020 em Natal

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai sediar a 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 12 a 18 de julho de 2020. Nessa perspectiva, o reitor da instituição de ensino, José Daniel Diniz Melo, e o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, nos dias 12 e 13 de setembro, realizam visitas a órgãos parceiros do evento como a Polícia Federal (PF), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura do Natal, Governo do Estado e Marinha do Brasil.

Com o intuito de aproximar a ciência da sociedade, mostrando que os estudos científicos fazem parte do nosso cotidiano e são necessários para a qualidade de vida da população, o reitor da UFRN, Daniel Diniz, explicou a importância da participação das instituições na 72ª Reunião da SBPC reforçando que “é o evento científico mais importante do país”, afirmou o professor.

Para o presidente da SBPC, Ildeu Moreira, o intercâmbio entre os cientistas e os órgãos públicos e privados é necessário, visto que os pesquisadores desenvolvem estudos para suprir as demandas da sociedade. “É um evento interdisciplinar organizado por entidades da ciência brasileira e com a participação de pesquisadores de fora do país, ofertando uma programação para cientistas e para o público não especializado”, esclareceu.

No período da manhã, a visita ocorreu na Polícia Federal, quando a superintendente regional da PF-RN, Tânia Maria Matos Ferreira Fogaça, confirmou parceria no evento e relatou sobre necessidades da instituição policial que dependem da ciência, como a elaboração de tecnologias da informação (TI), de análise de DNA ou da gestão de pessoas, campos que podem melhorar a atuação investigativa. “A ciência pode nos ajudar a solucionar essas questões, para que a Polícia Federal entregue resposta às demandas da sociedade”, considerou.

Seguindo com os encontros no período matutino, o presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, lembrou as parcerias que já possui com a UFRN, especialmente na área da TI e confirmou que o órgão do Poder Judiciário se soma aos esforços de realização da SBPC, em Natal. “O evento é uma oportunidade de aprimorar nossas atividades, visto que as ações da justiça passam pela ciência”, analisa.

Já no turno da tarde, ocorreu uma reunião com o prefeito do Natal, Álvaro Dias, que falou do interesse do município sobre o evento, visto que vai receber mais de 30 mil visitantes, incentivando o turismo – hoje, principal atividade econômica de Natal. “É uma oportunidade para o turista conhecer a cidade, visitar nossas belezas naturais e depois voltar, o que movimenta nossa economia”, planeja.

Em seguida, o reitor e o presidente da SBPC estiveram com o superintendente do Sebrae, Zeca Melo, que também firmou parceria por enxergar o potencial de desenvolvimento para as empresas e para a indústria do estado.

Para finalizar a programação de visitas, está prevista uma reunião com a governadora do RN, Fátima Bezerra, na noite desta quinta-feira, 12, além de um encontro com o chefe do Estado-Maior do 3° Distrito Naval, comandante Costa Barros, na manhã desta sexta-feira, 13.

SBPC na UFRN

A Reunião Anual da SBPC é considerada o maior evento científico da América Latina. A programação é aberta a toda população, com a oferta de diversas atividades gratuitas, como conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. Com o tema Ciência, educação e desenvolvimento sustentável para o século 21, a reunião está estruturada em três partes: científica, a Expotec e SBPC Jovem. A comissão executiva local da SBPC 2020 é composta pelos servidores da UFRN: Henio de Miranda, André Gurgel e Emanuela Justino.

UFRN