União de parlamentares ajudará na defesa das pautas da ciência, diz deputado Molon

Mobilização da comunidade científica ajudou a unir deputados que assinaram artigo no jornal O Globo
Deputado Alessandro Molon. (Foto: Divulgação)
Deputado Alessandro Molon. (Foto: Divulgação)

Um dos signatários do artigo em defesa da educação, ciência e tecnologia (C&T) publicado no jornal O Globo, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou que a mobilização das entidades representativas das comunidades científica e acadêmica brasileiras que formam a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) tem sido fundamental para unir parlamentares de correntes e ideologias diferentes em torno das pautas do setor.

“Sem dúvida nenhuma, todo o movimento feito pela SBPC, a ABC e todas as demais entidades nos ajudou muito a chegar até aqui”, afirmou Molon ao Jornal da Ciência.

O apoio dos parlamentares foi praticamente oficializado com a publicação nessa terça-feira (5/11) de um artigo intitulado “A base do progresso”, no jornal O Globo. Assinado por 22 deputados, incluindo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto teve apoio de lideranças da oposição, da maioria e da minoria, e líderes de 18 partidos de diferentes espectros políticos, do PT e PSOL ao PSDB e DEM.

Líder da oposição, Molon disse acreditar que o artigo publicado no Globo cria um clima muito favorável para garantir o orçamento necessário à CT&I e à reposição dos valores cortados pelo governo no Projeto de Lei Orçamentária para o ano que vem (PLOA 2020), encaminhado à Casa em agosto.

“Considero que demos um passo extremamente importante ao publicar em um jornal de grande circulação um artigo com a assinatura do presidente da Câmara dos deputados e 21 líderes, deixando claro que o parlamento não aceitará qualquer tentativa ou iniciativa que reduza a força, as possibilidades da ciência tecnologia e inovação no Brasil”, declarou. “Nós mostramos com esse artigo que o parlamento está unido, a despeito de todas as nossas diferenças partidárias, ideológicas, em defesa da CT&I”.

Em carta encaminhada ao presidente da Câmara, as entidades que formam a ICTP.Br endossaram as considerações e posicionamentos expressos no artigo.

Segundo fontes que acompanharam a negociação para publicação do artigo conjunto, a decisão foi tomada há cerca de um mês em uma reunião dos deputados com o presidente da Câmara. No encontro houve um consenso sobre a importância de uma manifestação pública firme da Casa em defesa da CT&I. O objetivo é dar um sinal para o Executivo de que medidas como a fusão da Capes com o CNPq, o encerramento da Finep, o contingenciamento e/ou extinção do FNDCT ou limitação dos investimentos das universidades pela emenda do teto de gastos vão encontrar resistência do parlamento.

Além de Molon e o presidente da Câmara, assinam o texto as lideranças Aguinaldo Ribeiro (da maioria); Jandira Feghali (da minoria) e dos partidos Paulo Pimenta (PT); Wellington Roberto (PL); Arthur Lira (PP); André de Paula (PSD); Baleia Rossi (MDB); Tadeu Alencar (PSB); Carlos Sampaio (PSDB); Jhonatan de Jesus (Republicanos); André Figueiredo (PDT); Elmar Nascimento (DEM); Augusto Coutinho (Solidariedade); Pedro Lucas Fernandes (PTB); José Nelto (Podemos); Ivan Valente (PSOL); André Ferreira (PSC); Daniel Almeida (PCdoB); Leandre (PV); Joenia Wapichana (Rede).

Janes Rocha – Jornal da Ciência