Vice-reitor da Unifei e dirigentes de universidades debatem investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação na UFMG e na ALMG

O encontro teve como objetivo sensibilizar os parlamentares mineiros sobre a importância de investimentos nesse setor como solução para a crise financeira que o próprio Estado atravessa

O vice-reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, esteve presente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, no último dia 08 de abril, acompanhado de outros reitores e vice-reitores de universidade públicas sediadas no estado mineiro, para debaterem com os parlamentares o financiamento de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado.

O tema central da reunião foi o impacto da crise financeira na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O encontro teve como objetivo sensibilizar os parlamentares mineiros sobre a importância de investimentos nesse setor como solução para a crise financeira que o próprio Estado atravessa.

Em sua fala no encontro da UFMG, o professor Marcel disse que a Unifei é um exemplo de como a presença de uma universidade é fundamental para a renda de alguns municípios, já que possui cerca de 6.000 alunos no campus de Itajubá e de 2.000 no de Itabira. Ele lembrou que a Instituição é responsável por aproximadamente 5% do PIB de Itajubá, por exemplo, e que, com a crise da mineração, a necessidade de diversificar o modelo econômico na região de Itabira e do Vale do Aço ficou ainda mais evidente. Pediu também que as autoridades presentes refletissem, a partir dos dados da Unifei, sobre o impacto total das universidades no desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.

O debate na UFMG reuniu 20 parlamentares: um senador, cinco deputados federais e nove estaduais, cinco vereadores de Belo Horizonte e representantes de outras instituições de ensino e pesquisa, além da Unifei, como as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop) e de Uberlândia (UFU), a Fapemig, a Academia Brasileira de Ciências – Regional MG/Centro-Oeste, o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), a Fundação Oswaldo Cruz e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Regional de Minas Gerais.

Mais informações sobre o evento realizado na UFMG em 08 de abril podem ser obtidas em:http://bit.ly/2VzPgdq

Debate na ALMG

Antes da reunião realizada na UFMG, o vice-reitor da Unifei, professor Marcel, já havia participado de um encontro na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, no dia 03 de abril, quarta-feira, acompanhado de outros dirigentes de universidade públicas mineiras, também para debaterem com os parlamentares mineiros o mesmo assunto.

Durante sua fala em sessão da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, no Auditório José de Alencar, o professor Marcel agradeceu ao convite feito às universidades para participarem de um debate de tamanha importância.

Na oportunidade, o vice-reitor apresentou alguns números e concluiu: “num cenário como este, num país que quer se engrandecer e ser um gigante em termos de Ciência, Tecnologia e Inovação é muito triste a gente ter que estar discutindo aqui sobre manutenção desse tipo de investimento. A gente deveria, sim, estar discutindo sobre qual a melhor forma de ampliar cada vez mais tal investimento”.

O vice-reitor também disse que não faltam pessoas nem instituições de qualidade no Brasil, mas uma política de Estado de verdade, em que tesouros como Ciência, Tecnologia e Inovação devem sempre ser preservados, defendidos, independentemente da filosofia partidária de qualquer governo que estiver à frente das instituições em determinado momento. “Acredito que a gente tem que parar de ter e construir políticas de governo e passar a construir políticas de Estado para defender os nossos principais tesouros”, defendeu ele.

O professor Marcel também compartilhou com os presentes um trecho do seu último discurso na colação de grau dos formandos da Unifei, em janeiro último, no qual ele falava sobre valores: “Cabe a cada um de nós – administradores de instituições públicas, professores, servidores, alunos, ex-alunos e profissionais que a gente está formando nesse momento – provar que o dinheiro que chega nas nossas mãos não é um mero gasto, mas é, de fato, um investimento. Não nos enganemos, cabe a cada um de nós, individualmente, provar isso; é a nossa missão enquanto Universidade, provar isso diariamente”.

Para encerrar sua participação na ALMG, o vice-reitor citou a frase do fundador da Unifei, Theodomiro Carneiro Santiago – “Revelemo-nos mais por atos que por palavras, dignos de possuir este grande País” – para fazer um apelo: “Caros deputados e administradores; caro povo do Estado de Minas Gerais, nós estamos diariamente fazendo a nossa parte; por favor, não deixem de nos ajudar”.

A sessão da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG da qual o professor Marcel participou pode ser acompanhada em: http://bit.ly/2KvwX7W

Conexão Itajubá