A revista Ciência & Cultura, a mais antiga publicação de divulgação científica ainda em circulação no Brasil, completa 75 anos. A nova edição da revista comemora essa data tão importante republicando textos clássicos, apresentando novas reportagens e textos de opinião, além de uma série de podcasts inéditos e uma linha do tempo que relembra toda a história da revista.
Criada em 1949 — poucos meses após a fundação da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) — a revista é o mais antigo veículo de divulgação científica em circulação no Brasil. Ela nasceu visando a difundir o conhecimento científico e promover uma aproximação entre cientistas e o público, visando ser “aberta não apenas a cientistas, mas a todos os que se interessem pela ciência, por suas aplicações e pelas consequências destas”, conforme se lê na contracapa de sua primeira edição. De lá para cá, já foram publicadas 466 edições — todas disponíveis online no Acervo Digital da SBPC ou na Hemeroteca Digital Brasileira, da Biblioteca Nacional.
A publicação passou por fases diversas, mas sua missão sempre foi a de informar a comunidade científica sobre questões importantes para a ciência no Brasil. Contribuiu, e contribui até hoje, para o debate de grandes temas científicos e culturais da atualidade, atraindo a atenção das novas gerações de pesquisadores e oferecendo conteúdos para uma reflexão sobre tais temas.
De publicação trimestral, a revista apresenta, a cada edição, um tema a ser abordado do ponto de vista da ciência, da cultura, da arte e da filosofia. Todos os meses, um novo capítulo é publicado, trazendo novos artigos, ensaios, reportagens jornalísticas, textos de opinião, vídeos, podcasts e muito mais.
A linha do tempo relembra todos esses momentos de forma lúdica, marcando a história da revista que é um dos mais antigos — e importantes — veículos de divulgação científica do país.
Confira a linha do tempo da revista:
Ciência & Cultura