A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (20) uma audiência pública para discutir a contaminação por material radioativo das águas de poços nas proximidades da mina de urânio de Caetité (BA).
A iniciativa do debate é do deputado Sarney Filho (PV-MA). Ele cita reportagem publicada em agosto pelo jornal O Estado de S. Paulo segundo a qual poços de água que abastecem a população do município de Lagoa Real, na Bahia, apresentavam índices de contaminação por urânio até quatro vezes superiores aos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A contaminação, de acordo com a publicação, teria sido causada pela atividade da única mineração de urânio no País, a de Caetité/Lagoa Real, propriedade das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), entidade que está sob o comando da Comissão Nacional de Energia nuclear (Cnen).
Por medida de segurança, informou o deputado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia determinaram o bloqueio dos poços da região. “A comissão precisa saber, de fato, o que ocorreu e o que está acontecendo no município”, destacou Sarney Filho.
Participarão do evento: o diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Thomaz Toledo;
– o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler; o representante das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Pedro Luis dos Santos Dias; e o representante da ONG Movimento Paulo Jackson, Lucas Mendonça dos Santos. A reunião será realizada no auditório Freitas Nobre, a partir das 14 horas.