Deputados Estaduais se reúnem com organizadores da Reunião da SBPC

Os deputados estaduais receberam na manhã desta quarta-feira, 2, membros da Comissão Executiva da 66º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro foi proposto pelo deputado Edvaldo Souza (PT), através de um requerimento aprovado ontem, 1, por unanimidade pelos parlamentares. Na ocasião membros da comissão local apresentaram aos deputados estaduais tópicos da programação que será apresentada na 66ª reunião que acontecerá pela primeira no Estado, nos dias 22 e 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Os deputados estaduais receberam na manhã desta quarta-feira, 2, membros da Comissão Executiva da 66º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro foi proposto pelo deputado Edvaldo Souza (PT), através de um requerimento aprovado ontem, 1, por unanimidade pelos parlamentares. Na ocasião membros da comissão local apresentaram aos deputados estaduais tópicos da programação que será apresentada na 66ª reunião que acontecerá pela primeira no Estado, nos dias 22 e 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac). A cada ano a reunião é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade e a programação é composta por conferências, simpósios e mesas redondas. Também são realizados diversos eventos paralelos como atividades artísticas regionais.
O presidente da Aleac, deputado Elson Santiago (PEN), abriu os trabalhos ressaltando a importância do evento para o Acre. “A reunião anual da SBPC é considerada o maior evento da ciência brasileira porque reúne muitas pessoas, entre cientistas, doutores, professores e alunos. Estou muito feliz em saber que esse evento tão grandioso vai ser realizado no nosso Estado”, disse.
O deputado Edvaldo Souza destacou o papel da reunião anual que, segundo ele, promoverá integração entre o público e mostrará a ciência prática para os jovens. “A reunião anual da SBPC é a copa do mundo para os cientistas, essa é a verdade. Eu dei entrada no requerimento pedindo a presença dos membros da comissão que está organizando esse evento maravilhoso por saber da importância dele para o Brasil. Vamos receber no nosso estado cientistas da China, Europa, Índia e Estados Unidos. A verdade é que estamos muito orgulhosos do Acre ter sido escolhido para ser palco desse espetáculo”, enfatizou.
Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o Acre ganhou desde o momento em que foi escolhido para sediar o evento. “A SBPC exerce um importante papel na consolidação da pesquisa científica no Brasil. A ciência e a tecnologia são importantes para qualquer país e agora chegou a hora do Acre ser palco desse acontecimento incrível. Vamos colocar a Amazônia novamente no centro do debate científico, estamos nos esforçando para apresentar grandes trabalhos científicos”.
Em pronunciamento, a vice-reitora, Guida Aquino, agradeceu o convite do deputado Edvaldo Souza. Ela apresentou vídeos que integram a programação da reunião e explicou como a Ufac está se preparando para sediar o evento científico mais importante do país que neste ano abordará o tema ‘Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras’.
“Estou muito feliz de estar aqui no Parlamento acreano para falar desse evento tão grandioso que é a reunião anual da SPBC. Estamos organizando tudo com muito carinho e a expectativa é que receberemos um público diário de 12 mil pessoas, das quais, 3 mil virão de outros estados e países. Esse é um momento ímpar e, para nós, é uma honra poder sediar um evento desse porte. Vamos ser vitrine não só para o Brasil, como também para o mundo”, afirmou.
Os deputados estaduais Eduardo Farias (PCdoB), Jamyl Asfury (PEN) e Chagas Romão (PMDB) também participaram do encontro.