Tags:

Jornalistas e estudantes debatem a pauta de CT&I

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), por meio do Programa de Comunicação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), promove, na próxima quinta-feira (06), de 9h às 12h, o I Encontro de Jornalismo de CT&I do Amazonas. O evento acontecerá no Clube do Trabalhador do Amazonas – Sesi, João de Mendonça Furtado, localizado na Alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José I, Zona Leste de Manaus.
O I Encontro de Jornalismo de CT&I do Amazonas acontecerá no Clube do Trabalhador do Amazonas no dia 6 de novembro
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), por meio do  Programa de Comunicação Científica, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), promove, na próxima quinta-feira (06), de 9h às 12h, o I Encontro de Jornalismo de CT&I do Amazonas. O evento acontecerá no Clube do Trabalhador do Amazonas – Sesi, João de Mendonça Furtado, localizado na Alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José I, Zona Leste de Manaus.
A proposta do encontro é promover a interação e o debate entre jornalistas e estudantes de comunicação em torno da forma como é trabalhada a divulgação e o jornalismo científico na mídia. “Nossa intenção é provocar reflexões sobre qual o espaço que as pautas de ciência, tecnologia e inovação ocupam na mídia. Isso se justifica, principalmente, porque hoje a sociedade, diante dos avanços científicos e tecnológicos, é levada à tomada de decisões no seu dia a dia que envolvem essas questões. E a mídia é a principal fornecedora de informações de CT&I para leigos”, explica a coordenadora do Programa de Comunicação Científica da SECTI-AM,  Marlúcia Seixas.
Mesa-Redonda:
Com o tema “Desafios da pauta de CT&I na mídia”, a mesa-redonda promovida no encontro terá como palestrante o físico, diretor do Museu da Amazônia (Musa) e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti. 
A moderadora será a jornalista, especialista em Teoria e Pesquisa em Comunicação, mestra pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), coordenadora do programa LigAção – Comunicação, Meio Ambiente e Cidadania na Amazônia (Decom-Proext-Ufam), professora universitária e articulista do jornal A Crítica, Ivânia Vieira.
Entres os debatedores estarão os jornalistas Leandro Duarte, editor chefe e coordenador da Unidade de Informação e Comunicação da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e responsável pelo portal Gestão CT&I, de Brasília (DF); e Jão Garcia, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), cartunista e quadrinista do boletim eletrônico “ComCiência” da Unicamp/SBPC.
Humor e Ciência
Tratar a ciência com humor é o trabalho do humorista gráfico, Jão Garcia. Para ele, a comicidade leva as pessoas a enxergarem de uma maneira diferente a informação científica. “O humor estimula o leitor a ter uma visão crítica da informação científica”, explica.
Jão Garcia fará apresentação de cartuns e quadrinhos com enfoque em ciência e tecnologia durante o I Encontro de Jornalismo Científico do Amazonas.
Inscrições: 
A inscrição e o credenciamento para participar do Encontro serão realizados às 8h, na recepção do evento. A organização do encontro disponibilizará certificados de participação aos inscritos. 
O Encontro de Jornalismo de CT&I do Amazonas é uma das atividades promovidas pela SECTI-AM no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano tem como tema “Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento Social”.
Mais informações podem ser obtidas por email dec@secti.am.gov.br ou pelo telefone (92) 3194-2958.