Workshop Brasil-União Europeia debate observação da Terra

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a União Europeia (UE), promovem workshop nesta sexta-feira (6), durante a Reunião Regional da SBPC. O evento acontece entre os dias 5 e 6, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). A intenção é mobilizar as instituições de ensino e pesquisa, bem como as empresas do segmento aeroespacial do Vale do Paraíba. Participam da abertura os diretores da área de empresas da UE, Philippe Burnet, de Política Espacial e Investimentos da AEB, Petrônio Noronha de Souza, e do Inpe, Leonel Perondi.
Intenção é mobilizar as instituições de ensino e pesquisa, além das empresas do segmento aeroespacial do Vale do Paraíba
A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a União Europeia (UE), promovem workshop nesta sexta-feira (6), durante a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontece entre os dias 5 e 6, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). A intenção é mobilizar as instituições de ensino e pesquisa, bem como as empresas do segmento aeroespacial do Vale do Paraíba.
Participam da abertura os diretores da área de empresas da UE, Philippe Burnet, de Política Espacial e Investimentos da AEB, Petrônio Noronha de Souza, e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi.
Na programação, estão nove palestrantes indicados pela UE e nove brasileiros, ligados ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Campos, Inpe, Embrapa, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Agência Nacional de Águas (ANA), e empresa Geoambiente.
Especial relevância terá nas apresentações europeias, o Programa Copernicus, constelação de satélites de observação da Terra de cobertura global, cujo primeiro satélite, Sentinel-1, foi lançado em 3 de abril último.
O workshop inclui ainda a discussão dos seguintes temas: Observação da Terra – Disseminação de Dados de Infraestruturas Espaciais; Pesquisa e Indústria; Segurança Alimentar e Monitoramento de Culturas;  Serviços e Usuários; Monitoramento Ambiental; e Recursos Hídricos.
Entre os temas em debate durante a programação da Reunião Regional estão os novos materiais e manufaturas para a saúde, sistemas e desafios da indústria espacial e também serão apresentadas ideias de tecnologias para combate de desastres naturais.