Durante SBPC, Kassab ganha artesanato de madeira caída da Amazônia

O diretor substituto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Luiz Antonio de Oliveira, e o coordenador de Extensão do instituto, Carlos Bueno, mostraram as tecnologias do Inpa na 68ª Reunião Anual da SBPC na manhã desta segunda-feira (4). O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Giberto kassab, foi presenteado com um ukulele, instrumento musical produzido com madeira caída ou de demolição.

Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) inaugurou os estandes da EpoxT&C, da SBPC

O diretor substituto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Luiz Antonio de Oliveira, e o coordenador de Extensão do instituto, Carlos Bueno, mostraram as tecnologias do Inpa na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na manhã desta segunda-feira (4). O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Giberto kassab, foi presenteado com um ukulele, instrumento musical produzido com madeira caída ou de demolição.

O ministro inaugurou os estandes da EpoxT&C, uma das principais atividades da SBPC, que este ano ocorre na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro (BA). Entre as tecnologias desenvolvidas por meio do Inpa, também foi apresentado o purificador de água via energia solar.

O ministro Kassab esteve em Manaus no dia 17 de junho e pôde conhecer um pouco do Inpa. De acordo com Carlos Bueno, durante a visita, Kassab não teve a oportunidade de conhecer o Bosque da Ciência. “Aqui no estande o ministro teve oportunidade de conhecer o que é a Amazônia em termos de biodiversidade. Não apenas a importância da preservação, mas como insumo para produzir tecnologias e novos produtos para o mercado consumidor”, explicou.

Para o diretor substituto, Kassab pôde perceber na visita ao Inpa e na ExpoT&C que existe um empenho muito grande no instituto para transformar ciência em benefícios. “O Inpa tem trabalhado ao máximo para converter nossas pesquisas científicas em produtos que levem benefícios para a sociedade, não apenas da região amazônica, mas de todo o país”, comentou Oliveira. 

No fim da visita do ministro no estande, os dirigentes do Inpa entregaram um artesanato em formato de folha com cores diferentes, produzido pelo projeto do instituto “Madeiras da Amazônia”. “Essa folha simboliza a diversidade de madeiras que tem na Amazônia, e também que é possível transformar resíduos da floresta em produtos comerciáveis”, disse o diretor substituto.

No fim da manhã (11) desta segunda-feira, os dirigentes das 23 instituições vinculadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) participaram de uma reunião com ministro Gilberto Kassab.

Inpa na SBPC

No estande da ExpoT&C o Inpa apresenta tecnologias sociais e processos de patentes do instituto, além de amostras de biodiversidade da Amazônia. Também são apresentadas as principais obras da Editora Inpa. 

Nesta terça-feira (5) começa o ciclo de palestras com temas amazônicos. O pesquisador do Inpa, Geraldo Mendes, falará sobre “Ciência e Sociedade: O caso do Grupo de Estudos Estratégico da Amazônia (Geea), às 11h10, no auditório da ExpoT&C.

Portal Amazônia