Espaço Ciência promove curso de férias para formação de professores

O centro interativo de divulgação científica, Espaço Ciência, promove até o próximo sábado (7), cinco cursos de férias para formação docente no município de Belém de São Francisco, localizado no sertão de pernambuco. No total, 120 professores da rede municipal e estadual de ensino participarão dos cursos "Física, Astronomia e Astronáutica", "Nós, as plantas e os bichos", "Aprendendo Química na Cozinha" e "Para que servem os números?".
Ao todo, 120 docentes da rede municipal e estadual de ensino participam de cinco capacitações, no sertão pernambucano
O centro interativo de divulgação científica, Espaço Ciência, promove até o próximo sábado (7), cinco cursos de férias para formação docente no município de Belém de São Francisco, localizado no sertão de pernambuco.
No total, 120 professores da rede municipal e estadual de ensino participarão dos cursos “Física, Astronomia e Astronáutica”, “Nós, as plantas e os bichos”, “Aprendendo Química na Cozinha” e “Para que servem os números?”.
Além da formação dos professores utilizando uma metodologia baseada na investigação experimental, outras atividades de interação e divulgação científica como os projetos itinerantes Ciência Móvel, Planetário Digital e a Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos também vão estar à disposição de alunos, professores e público em geral na Quadra Municipal da Escola Tia Zita. 
Os cursos de férias são oferecidos pelo Espaço Ciência, Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE). Com apoio do Programa Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 
Carnaval científico
Para encerrar a programação dos cursos de férias, a primeira troça carnavalesca (orquestra carnavalesca que toca prioritariamente Frevo, Marchinha de Carnaval e outras músicas típicas) de ciência “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”, desfilará no sábado, 7 pelas ruas de Belém de São Francisco com muita alegria e divulgação científica. A concentração começa às 16h30, na Escola Tia Zita, sede do evento.
A primeira troça carnavalesca de ciência, criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, desfilou pela primeira vez no campus da UFPE durante o encerramento de uma Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Recife, que coincidiu com a semana pré-carnavalesca.
Homenagem
O primeiro boneco gigante da Troça foi Albert Einstein, pois era o Ano Internacional da Física e o centenário da Teoria da Relatividade. No ano seguinte, a Troça “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé” realizou seu primeiro desfile oficial no Recife Antigo, em 22 de fevereiro de 2006.
A cada ano um cientista é homenageado com um boneco gigante como o de Einstein, Galileu, Marie Curie, Leite Lopes, Milton Santos, Darwin, Paulo Freire, César Lattes, Naíde Teodósio, dentre outros, sempre levando alegria e folia durante as festas de Momo.
Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC e outros congressos científicos, já estiveram presentes na Conferência RIO + 20 e também foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências.
Novos Talentos
O Programa Novos Talentos é voltado ao apoio a projetos extracurriculares. Coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, investe em novos talentos da rede pública para inclusão social e desenvolvimento da cultura científica.