UESPI sedia a primeira Reunião Regional da SBPC

A Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Campus Prof. Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, se prepara para sediar um importante e pioneiro evento em nível estadual. Trata-se da Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência), evento que ocorrerá entre os dias 20 e 23, e tem como objetivo principal popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.
A Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Campus Prof. Ariston Dias Lima, em São Raimundo Nonato, se prepara para sediar um importante e pioneiro evento em nível estadual. Trata-se da Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência), evento que ocorrerá entre os dias 20 e 23, e tem como objetivo principal popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. “O homem e o meio ambiente: da pré-história aos dias atuais” é o tema desta edição da Reunião.
Com o lançamento do evento em São Raimundo Nonato, em parceria com a UESPI e Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, a SBPC também visa ampliar as atenções para o Parque Nacional Serra da Capivara (administrado pela FUMDHAM), que é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, transformada em patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1991.
A abertura da Reunião Regional da SBPC acontecerá no auditório da FUMDHAM, às 15h do próximo dia 20 de abril, com a conferência intitulada “Importância da Ciência para o Desenvolvimento Social de Uma Região: Exemplo do Trabalho da Fundação do Museu do Homem Americano na Região Sudeste do Piauí”.
A conferencista será a professora e doutora em Arqueologia Niéde Guidon (FUMDHAM). Foram convidados para a sessão de abertura os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera; da Educação, Aloizio Mercadante; da Cultura, Juca Ferreira; e do Meio Ambiente, Isabela Teixeira. A organização aguarda confirmação de presença dos ministros.
A partir do dia 21, as atividades se concentrarão no Campus Prof. Ariston Dias Lima. No local serão realizadas outras conferências, também minicursos e mesas-redondas enfocando temas de relevância social como: “O Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas e a Falta de Perspectiva dos Jovens sem Acesso à Cultura e Lazer”; “A gestão da Saúde Pública nas Novas Epidemias: dengue, zika, chikungunya”; “Violação dos Direitos Humanos”; os “Desafios do Plano Nacional de Educação”, dentre outros.