Centro de Convenções Frei Caneca patrocina e recebe

O Centro de Convenções Frei Caneca, um dos espaços mais charmosos e versatéis da capital paulista, patrocina e recebe, entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”, a maior exposição interativa do mundo na área de educação para Ciências. Inédito no Brasil, o “Túnel da Ciência” tem entrada gratuita e é direcionado ao público acima de 12 anos.
O Centro de Convenções Frei Caneca, um dos espaços mais charmosos e versatéis da capital paulista, patrocina e recebe, entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2014, a mostra global “Túnel da Ciência Max Planck”, a maior exposição interativa do mundo na área de educação para Ciências. Inédito no Brasil, o “Túnel da Ciência” tem entrada gratuita e é direcionado ao público acima de 12 anos.
No âmbito da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, a exposição é realizada pela Sociedade Max Planck e apresentada pela Asas Produções (empresa do Grupo Asas), com patrocínio do Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, Siemens, ZF do Brasil, Ministérios da Educação e Pesquisa e das Relações Exteriores da Alemanha, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e apoio premium da Volkswagen e ThyssenKrupp. A mostra também conta com o apoio institucional do BDI Brazil Board, UNIFESP, INNT – Instituto Nacional de Neurociência Translacional, Governo do Estado de São Paulo, Embaixada da Alemanha no Brasil, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) e SIEEESP.
“Túnel da Ciência da Sociedade Max Planck”
Criado em 2000, o “Túnel da Ciência” já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de nove milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – lançada na Rússia em 2013 – e está distribuída em oito módulos de conteúdo extenso e profundo, todos no limite dos nossos conhecimentos científicos atuais: Universo – dos quarks aos cosmos; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.
A exposição apresenta os temas em formato interativo e multimídia. São imagens, gráficos, exposições, vídeos de entrevistas e animações. Um guia digital da mostra conduz o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck – uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com mais de 5.300 cientistas, 17 prêmios Nobel e 1,5 bilhão de euros em orçamento em 2012. Para a abertura da exposição em São Paulo – que será realizada no dia 29 de janeiro de 2014, somente para convidados -, a Sociedade Max Planck trará o médico vencedor do prêmio Nobel de 1991, Prof. Dr. Erwin Neher. Ele fez descobertas relevantes sobre a função dos canais iônicos nas células.
A programação paralela conta com palestras, mesas-redondas e seminários com pesquisadores da Sociedade Max Planck. O conteúdo dos eventos paralelos é direcionado a estudantes, do ensino médio à pós-graduação, e pesquisadores da comunidade científica brasileira.
O coordenador do “Túnel da Ciência da Sociedade Max Planck”, Dr. Peter M. Steiner, aponta as expectativas para a estreia do evento no país: “O ‘Túnel da Ciência’ pretende divulgar e estimular a curiosidade do público brasileiro sobre a importância da ciência e da inovação, construindo uma ponte consistente entre a pesquisa básica moderna e a sua influência no nosso modo de vida e no nosso futuro”, diz Steiner.
Marcus Ferreira, diretor-presidente do Grupo Asas, declara: “Encontrar um local adequado para receber o Túnel da Ciência no Brasil, mesmo na cidade mais próspera do país, foi um grande desafio. A exposição requer uma área de 1.000 m2, climatizada, escura e com pé direito de 3,40 metros. O espaço deve ser bem localizado e de fácil acesso. O Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca reúne todos estes atributos, disponibiliza uma ótima infraestrutura de lojas e serviços, eficientes soluções de carga e descarga, além de um grande público diário. Estamos confiantes no sucesso da exposição e seguros em relação ao suporte que receberemos de sua qualificada e atenciosa equipe de profissionais”.
Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca, declara: “Patrocinar e sediar um evento internacional tão importante e sofisticado, inédito no Brasil e com repercussão mundial, comprova a versatilidade, infraestrutura diferenciada e conforto do nosso espaço e todos os diferenciais que um empreendimento multiuso pode oferecer aos visitantes como estacionamento, praça de alimentação, cinema, agências bancárias e serviços diversos”.
Temas da Exposição
Confira abaixo os módulos da exposição e os temas abordados em cada um deles:
o  Universo – Dos quarks ao cosmos: A imagem do universo, segundo a percepção humana, tem mudado radicalmente nos últimos anos. Modernos telescópios possibilitaram à comunidade científica internacional buscar respostas além dos limites conhecidos até então, como a descoberta de que a maior parte do cosmos consiste em matéria negra e energia negra. Agora os cientistas se ocupam de coletar amostras e analisar dados para chegar a novas respostas.
o  Matéria – Design do mundo microscópico: A expectativa é que daqui em diante a matéria seja criada a partir de uma prancheta, molécula por molécula, átomo por átomo. Desenhadas e adaptadas às propriedades requeridas, essa “nova matéria” é a esperança para diversas soluções e desafios da humanidade, como o combate ao envelhecimento e a eficiência energética.
o  Vida – Dos elementos aos sistemas: As pesquisas realizadas pelas biociências são vastas, caminham desde os processos celulares até a composição de ecossistemas complexos. As tentativas mais recentes da ciência são utilizar a imensidão de informação disponível e reagrupá-las, a fim de tecer teorias abrangentes sobre a vida, conectando informações detalhadas das estruturas mais ínfimas com as características, funções e interações de seus ecossistemas. Isso possibilitaria aos cientistas proporem conclusões mais verossímeis sobre as mudanças do ecossistema terrestre, e demonstrarem melhor as perspectivas de intervenção humana na vida e a possibilidade real de recriá-la.
o  Complexidade – Dos dados à compreensão: Nosso mundo tem se tornado mais interconectado e consequentemente, complexo. Atitudes simples gerando processos de mudanças em cadeia; o caos como elemento determinante das leis naturais dos sistemas. Assim, cientistas passam a identificar novos caminhos, deixam de tentar entender e controlar o mundo em detalhes redutores, mas concentram esforços no estudo de interações e contextos gerais.
o  Cérebro-Fábrica de maravilhas na cabeça: 100 bilhões de neurônios conectados em uma complexa estrutura de rede, o cérebro é o responsável por determinar nossas percepções, pensamentos, sentimentos e ações. Dependente da predisposição genética, e influenciado por fatores ambientais e processos de aprendizado, o cérebro humano continua um mistério no que diz respeito a como funcionam os principais fenômenos mentais. A causa: a extraordinária complexidade dos padrões de excitação que se formam em rede.
o  Saúde – Pesquisa para a medicina do futuro: Expectativas de vida crescentes, tratamentos mais eficientes, melhores e com menor efeito colateral, diagnósticos prematuros e precisos, centros de tratamento e uso de robótica em operações delicadas: a revolução médica chegou. Mas, para quem? Em índices globais, o maior desafio da pesquisa médica é o confronto da desigualdade médica e do desenvolvimento da pesquisa internacionalmente.
o  Energia – Vida no Antropoceno: O acesso à energia é a chave elementar no desenvolvimento da humanidade. No entanto, a maioria da energia que utilizamos hoje é proveniente de recursos finitos, como o uso de combustíveis fósseis. Eficiência energética e uso de energia limpa são soluções intermediárias ao modelo atual, porém, cientistas desenvolvem pesquisas que propõe uma solução definitiva, o uso de energia renovável, como fotossínteses artificiais e tecnologias de fusão, baseadas na estrutura solar.
o  Sociedade – O mundo em mobilidade: A integração global do comércio, serviços, política, cultura, direito e comunicação tem transformado as relações humanas e a própria estrutura de nossas instituições e Estados. O resultado, uma profunda mudança social, que afeta diretamente o modo de viver em todos os setores sociais. A dificuldade do desenvolvimento das ciências humanas, no entanto, está justamente nesse processo global, com a finalidade de entender e prever os fenômenos sociais e melhor preparar o indivíduo para os desafios desse mundo conectado.
Sobre a Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”
A Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.
Os responsáveis pelo projeto “Alemanha+Brasil 2013-2014” são o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento. A direção geral do projeto está a cargo do BDI Brazil Board. O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) responde pela coordenação da programação científica. Os patrocinadores premium da Temporada da Alemanha no Brasil são Allianz, Bayer, BASF, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF.
Sobre o Centro de Convenções Frei Caneca
Com localização privilegiada, na região da Avenida Paulista, o Centro de Convenções Frei Caneca está instalado no 4º, 5º e 6º Pisos do Shopping Frei Caneca. Um dos espaços de eventos mais movimentados, charmosos e versáteis da capital paulista, desde sua inauguração há 12 anos. O Centro de Convenções Frei Caneca concluiu recentemente sua primeira expansão, que ampliou sua área de exposições de 6.500m² para 10.500m², aumentando também sua capacidade de assentos nas salas modulares de 1.500 para até 3.800 lugares (sentados).
Totalmente climatizado, o Centro de Convenções Frei Caneca está localizado próximo a Avenida Paulista, centro financeiro da capital paulista, próximo à estação Consolação do Metrô.  Por estar agregado a um centro de compras, o Centro de Convenções Frei Caneca oferece boas opções de alimentação, já que promotores, expositores e visitantes podem escolher entre as diversas opções da Praça de Alimentação do shopping e também entre os restaurantes do Espaço Gourmet que ficam no 3º Piso, além de todas as facilidades em compras e serviços como estacionamento, agências bancárias, correio, heliponto entre outros. A somatória desta infraestrutura diferenciada é fundamental para que o Centro de Convenções Frei Caneca tenha uma agenda concorrida, com uma das maiores taxas de ocupação da cidade de São Paulo.
SERVIÇO:
Exposição “Túnel da Ciência Sociedade Max Planck”
Período: 30 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014
Local: 6º andar do Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569)
Classificação: 12 anos
Horários de visitação: segunda a sexta-feira das 8h00 às 19h00. Sábados e domingos das 12h00 às 19h00
Estacionamento no local: R$ 9,00 as duas primeiras horas e R$ 3,00 as demais horas
Outros serviços: Shopping Frei Caneca – cinema, teatro, praça de alimentação, restaurantes e lanchonetes.
Mais informações sobre o “Túnel da Ciência”: www.mpg.de/sciencetunnel e www.tuneldaciência.com.br