Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia busca novo diretor

Competência profissional reconhecida, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica e motivação para enfrentar novos desafios. Esses são alguns dos requisitos necessários aos candidatos à vaga de diretor do Inpa, que recebe as cartas de inscrição até 12 de maio. A seleção, que dará origem a uma lista tríplice a ser encaminhada ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, é realizada por comitês de especialistas que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.
Competência profissional reconhecida, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica e motivação para enfrentar novos desafios. Esses são alguns dos requisitos necessários aos candidatos à vaga de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que recebe as cartas de inscrição até 12 de maio. A seleção, que dará origem a uma lista tríplice a ser encaminhada ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, é realizada por comitês de especialistas que buscam identificar, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para cada instituição.
O comitê para essa seleção será presidido por Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e tem como membros Aldo Malavasi, presidente da Biofábrica Moscamed Brasil (BMB), Jacob Palis Junior, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e Thomaz Nogueira, presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Pesquisadores ou tecnologistas brasileiros (ou naturalizados) interessados devem enviar as cartas de inscrição pelo correio e por via eletrônica para Helena Nader, no endereço da SBPC: Rua Maria Antonia, 294, 4º andar, Vila Buarque, São Paulo (SP), CEP 01222-010, e para o e-mail presidencia@sbpcnet.org.br. O curriculum vitae e um texto de até cinco páginas, descrevendo o projeto de gestão e visão de futuro para o Inpa, também deverão ser encaminhados.
O processo seletivo inclui, além do exame de curriculum vitae, uma apresentação pública do plano apresentado e uma entrevista oral com os candidatos.
Mais informações: https://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3200