72ª Reunião Anual da SBPC se encerra nesta sexta-feira com debate sobre covid-19 no Brasil

Drauzio Varella e Miguel Nicolelis estão entre os convidados do painel “A pandemia do coronavírus no Brasil” que a SBPC realiza amanhã, às 12h. A programação também contará com atividades ofertadas pela Abralin, SBBq e ABA, além da sessão com os selecionados pelo júri da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”

Esta sexta-feira, 04 de outubro, é o último dia de programação científica deste quarto ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC, que contará com seis atividades. Entre os destaques estão o painel “A pandemia do coronavírus no Brasil”, com o médico Drauzio Varella entre os painelistas, às 12h, a sessão com os vencedores pelo voto do júri da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, às 16h, e a conferência “Fabricação de órgãos e tecidos em laboratório”, às 18h, promovidos pela SBPC. O dia também contará com outras três atividades ofertadas pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin), Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Todas as informações sobre este ciclo da RA estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.

A conferência “Interfaces entre produção e percepção de voz e fala“, proferida por Leonardo W. Lopes, professor titular do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abre as atividades do dia, das 9h às 10h. A atividade, que é promovida pela Abralin, será apresentada por Giorvan Ânderson dos Santos Alves, professor associado também do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Ainda na parte da manhã, das 10h às11h, a SBBq realiza a conferência “Fatores de riscos ambientais e genéticos para desenvolvimento de pré-eclâmpsia“, proferida por Leonardo Capistrano Ferreira, professor adjunto do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade será apresentada por Helena Nader, presidente de honra da SBPC e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Das 12h às 14h, a SBPC realiza o painel “A pandemia do coronavírus no Brasil“, cuja atividade será coordenada por Cesar Gomes Victora, professor emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Entre os debatedores estão o médico oncologista Drauzio Varella, Miguel Nicolelis, coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e Esper Georges Kallás, professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

À tarde, das 15h às 17h, a ABA realiza a mesa-redonda “Violência estatal, violação de direitos e criminalização das lutas sociais no Brasil contemporâneo“. Participam do debate Deborah Bronz, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Adriana de Resende Barreto Vianna, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Natália Corazza Padovani, professora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O debate será coordenado por Maria Filomena Gregori, presidente da ABA.

sessão com os vencedores pelo voto do júri da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19” será realizada pela SBPC das 16h às 17h. A atividade será apresentada por Ildeu de Castro Moreira e Fernanda Sobral, presidente e vice-presidente, respectivamente, da SBPC.

A programação científica será encerrada às 18h, com a conferência “Fabricação de órgãos e tecidos em laboratório“, promovida pela SBPC, que será proferida por Gabriel Romero Liguori, que atua na linha de pesquisa ‘Desenvolvimento Biotecnológico e Integração Morfo-Funcional de Novos Tecidos no Sistema Circulatório’, no Laboratório de Pesquisa em Órgãos e Tecidos do Instituto do Coração (Incor/HC-FMUSP). A atividade será apresentada Guilherme de Rosso Manços, responsável pelo Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe.

Após a programação científica, a SBPC Cultural traz apresentação musical de Roberto Mendes, às 19h30.

Jornal da Ciência