Tags:

Sindpd: começa briga da regulamentação

O Sindpd, o maior sindicato de trabalhadores de TI do Brasil, dará início nessa semana à sua campanha para emplacar a regulamentação profissional na área de TI.
O Sindpd, o maior sindicato de trabalhadores de TI do Brasil, dará início nessa semana à sua campanha para emplacar a regulamentação profissional na área de TI.
A entidade promove nas próximas quinta e sexta-feira, 13 e 14 de outubro, em São Paulo, um evento cheio de nomes expressivos com o nome “Seminário de Regulamentação de TI”.
Participarão nomes de peso do setor empresarial como Sérgio Galindo1, presidente da Brasscom, entidade que reúne as maiores empresas do país; Manoel Antônio dos Santos, diretor da Abes, outra entidade com grandes organizações, mais focada em propriedade intelectual, e Luigi Nese, presidente do Seprosp, sindicato patronal de TI de São Paulo.
Além de chamar entidades empresariais, o Sindpd está vendendo a regulamentação do setor de TI como algo benéfico para as empresas da área.
“Sabemos que o setor de TI tem um grande desafio para suprir a sua necessidade de mão de obra, que é cada vez maior. Por isso, a nossa tarefa é garantir a atratividade de bons profissionais. A regulamentação abre as portas para isso, para que trabalhadores mais valorizados vejam na carreira de TI uma área cada vez mais promissora”, diz o presidente do Sindpd, Antonio Neto.
Não está claro até que ponto as entidades empresariais compraram esse argumento. As palestras de Abes, Brasscom e Seprorsp não tem em seus títulos menções explícitas ao tema regulamentação, ficando apenas em generalidades sobre o mercado.
Por outra parte, o Sindpd é um sindicato que mantém um bom diálogo com o meio empresarial, tendo apoiado no passado bandeiras como a política de desoneração da folha de pagamento do setor do TI, o que não é uma causa típica do sindicalismo brasileiro.
No lado acadêmico, o apoio ao evento é mais fraco. Participarão professores a título individual, como  Flávio Morgado, da PUC-SP e Sidnei Roberto Feliciano da Silva,  professor de TI, doutor pela UFRGS e analista do Tribunal de Justiça de Rondônia, em palestras explicitamente pró-regulamentação.
De maneira chamativa, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a SBC (Sociedade Brasileira de Computação) foram convidadas mas não confirmaram representantes até agora.
Veja o texto na íntegra: Baguete