Tags:

UFSCar realiza 67ª Reunião Anual da SBPC; veja programação dos 7 dias

Tem início neste domingo (12) a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em São Carlos (SP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com o tema ‘Luz, Ciência e Ação’, o evento é um dos maiores encontros de ciência e tecnologia do Brasil e traz uma grande programação de palestras, conferências, mesas redondas e workshops.
Evento sobre ciência e tecnologia acontece em São Carlos até o dia 18.Conferência realiza palestras, mesas redondas e workshops na UFSCar.
Tem início neste domingo (12) a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em São Carlos (SP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com o tema ‘Luz, Ciência e Ação’, o evento é um dos maiores encontros de ciência e tecnologia do Brasil e traz uma grande programação de palestras, conferências, mesas redondas e workshops. Ao todo, serão realizadas 212 atrações com a participação de pesquisadores, cientistas, além de gestores do sistema estadual e nacional de ciência e tecnologia e personalidades políticas, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.
A programação completa e outras informações sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC podem ser obtidas no site do evento ou no site da UFSCar.
Serão realizadas 64 conferências, 62 mesas redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, cinco assembleias e quatro encontros. O programa foi preparado com o objetivo de divulgar aos participantes o atual desenvolvimento científico brasileiro. Além disso, o evento visa popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.
A abertura solene da reunião ocorre neste domingo às 18h30 no Bazuah Eventos, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 1690, no Jardim São Paulo, em São Carlos. O congresso termina no dia 18, com o ‘Dia da Família na Ciência’.
A conferência de abertura da programação científica ocorre às 10h30 de segunda-feira (13) no Teatro Florestan Fernandes, no campus da UFSCar. Entre os temas debatidos nas conferências e mesas redondas estão a teoria da relatividade geral, instalações nucleares, energia, educação, evolução, políticas públicas e muito mais.
A 67ª Reunião Anual da SBPC será um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e também um espaço de debates de políticas públicas para a área de ciência e tecnologia.
Expo T&C e SBPC Cultural
Uma das principais atividades da reunião, a tenda da Expo T&C reúne anualmente diversos expositores, como institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em divulgar e difundir novas tecnologias, produtos e serviços. Neste ano, o evento contará uma área de 6 mil metros quadrados, com dois pavilhões climatizados, onde ficarão abrigados os estandes dos expositores.
A programação cultural também faz parte da gama de atividades que serão apresentadas durante o evento. A Praça da SBPC Cultural traz espetáculos de dança, música, teatro e diversas intervenções artísticas. Outros espetáculos e shows também acontecerão no SESC São Carlos, no CineUFSCar, no Cine São Carlos, no Teatro Municipal e outros espaços da cidade. Em 2015, a diversidade da Arte e as cores da Cultura Paulista terão destaque no evento.

SBPC Indígena
A programação da SBPC Indígena conta com minicursos, conferências e mesas redondas programadas para acontecer de segunda a sexta-feira (17), reunindo pesquisadores e lideranças indígenas em debates sobre questões como a relação entre o movimento indígena e o contexto político contemporâneo e a educação indígena. Também serão discutidas as relações entre as práticas científicas e os conhecimentos tradicionais, com apresentações e discussões sobre astronomia e atenção à saúde, por exemplo.
Também haverá a chamada Tenda Indígena, montada na área norte do campus, que sediará assembleias para a produção coletiva de um documento que contemple as principais discussões realizadas durante a semana.
Esta será a segunda edição da SBPC Indígena, que teve início em 2014 na edição do evento realizado em Rio Branco (AC). Neste ano, a programação foi elaborada coletivamente por meio de encontros com estudantes indígenas da UFSCar, do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da universidade, da Coordenadoria de Ações Afirmativas e outras Políticas de Equidade (Caape) da Pró Reitoria de Graduação e docentes que trabalham questões indígenas.
SBPC Jovem
O destaque na programação da SBPC Jovem é a chamada ‘Tenda Jovem’, onde serão realizadas 29 atividades que serão realizadas diariamente entre os dias 13 e 18, das 8h às 18h. Entre elas está prevista a presença de quatro centros de ciências itinerantes: o Museu Itinerante Ponto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Caravana da Ciência, a Banca da Ciência e o ônibus da ONG Mãe Natureza.
Outras atrações incluem exposições interativas, jogos e apresentação de protótipos como veículos Baja e aeromodelos. Além da Tenda Jovem, a SBPC Jovem também oferece oficinas e minicursos com temáticas que vão da fotografia 3D à extração do DNA de vegetais.