Tags:

Pesquisador de MG é nomeado para cargo de diretor do Inpa, no AM

O mineiro Luiz Renato de França deve ser o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (14). França é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seis pesquisadores concorreram à vaga, sendo dois de MG e quatro do Amazonas. Atualmente, o cargo é ocupado pelo pesquisador Adalberto Luís Val, que exerceu dois mandatos de quatro anos cada. A nomeação de Luiz Renato de França foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante Oliva. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deu início ao processo de seleção do novo diretor em abril deste ano. Pesquisadores interessados puderam enviar suas cartas de inscrição. O prazo encerrou no dia 12 de maio.
Seis pesquisadores concorreram à vaga; quatro eram do Amazonas.Cargo era ocupado pelo Adalberto Val que exerceu 2 mandatos de 4 anos.
O mineiro Luiz Renato de França deve ser o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (14). França é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seis pesquisadores concorreram à vaga, sendo dois de MG e quatro do Amazonas. Atualmente, o cargo é ocupado pelo pesquisador Adalberto Luís Val, que exerceu dois mandatos de quatro anos cada.
A nomeação de Luiz Renato de França foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante Oliva. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deu início ao processo de seleção do novo diretor em abril deste ano. Pesquisadores interessados puderam enviar suas cartas de inscrição. O prazo encerrou no dia 12 de maio.
De acordo com o Inpa, quatro pesquisadores da instituição concorreram ao cargo: Wanderli Tadei (Inpa), Antônio Manzi (Inpa), Luís Antônio de Oliveira (Inpa) e Estevão Monteiro de Paula (Inpa). De Minas Gerais, além de Luís Renato França, o pesquisador Luiz Carlos Dionísio (Amicus Ltda/MG) também se inscreveu para concorrer à vaga.
A assessoria do Inpa informou que França tem 30 dias para tomar posse. Ele deve vir a Manaus na próximo quinta-feira (17).
Seleção
Segundo a assessoria do Inpa, a seleção é feita por um comitê de especialistas. O cargo deve ser ocupado por uma pessoa da comunidade científica, tecnológica e empresarial. Segundo o Inpa, a função pode ser exercida por pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados.
O candidato deve preencher requisitos básicos, como competência profissional reconhecida, visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica, experiência administrativa e capacidade de promover a agregação entre os servidores do Inpa. Também é esperado do candidato capacidade de tratar problemas políticos relacionados com a unidade, experiência em cooperação nacional e internacional, motivação para enfrentar novos desafios e compromisso com a execução do Plano Diretor do Inpa 2011-2015.
O processo seletivo incluiu ainda apresentação pública do Plano de Gestão e Visão de Futuro para o Inpa e uma entrevista presencial dos candidatos.
Comitê
O Comitê para o Inpa foi formado por cinco membros: Professora Dra. Helena Bonciani Nader, Presidente da SBPC. Os demais membros são os professores doutores Aldo Malavasi, Presidente da Biofábrica Moscamed Brasil (BMB); Jacob Palis Junior, Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Jorge Almeida Guimarães, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Thomaz Nogueira, Presidente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).