Seminário aborda desafios para ciência e sustentabilidade

O documento "Ciência para o desenvolvimento sustentável global: contribuição do Brasil" será apresentado pela presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, na próxima quinta-feira ( 21/11), no primeiro dia do Seminário Brasil - Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, que será realizado na sede da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) até sexta-feira. Aberto ao público, o encontro quer debater os desafios para o Brasil avançar no caminho do desenvolvimento sustentável.

Com a participação de Helena Nader, o evento será realizado na quinta e na sexta-feira desta semana na Uerj
 
O documento “Ciência para o desenvolvimento sustentável global: contribuição do Brasil” será apresentado pela presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, na próxima quinta-feira (21/11), no primeiro dia do “Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, que será realizado na sede da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) até sexta-feira. Aberto ao público, o encontro quer debater os desafios para o Brasil avançar no caminho do desenvolvimento sustentável.
 
O texto é uma síntese dos principais resultados dos sete encontros preparatórios ao Fórum Mundial de Ciência (FMC), ocorridos desde o ano passado em todo o país. Os participantes também divulgarão a Declaração da América Latina e Caribe para o FMC, que lança as bases de um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.
 
Além de Helena, outros cientistas brasileiros e estrangeiros, jovens pesquisadores, empresários e autoridades do setor participarão do evento que tem como tema central “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”, que também conduzirá os debates do FMC, a ser realizado de 24 a 27 de novembro na capital fluminense. O seminário é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a SBPC, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre outras instituições.

Os debates contarão com a participação de cientistas como o professor W. James Shuttleworth, da Universidade do Arizona (EUA), e de Indira Natha, do Blue Peter Research Centre (India). Entre os brasileiros estão o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende; Luiz Eugênio Mello, da empresa Vale; e Jailson Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e conselheiro da SBPC.

O presidente do CGEE, Mariano Laplane, lembra que os países da América Latina e do Caribe alcançaram progressos significativos no que diz respeito ao crescimento econômico e à redução do desemprego e pobreza, mas ainda enfrentam grandes desafios para avançar no caminho do desenvolvimento sustentável.

“Precisamos melhorar, particularmente no que tange à capacidade de produção de bens manufaturados de maior complexidade tecnológica e na transformação do perfil produtivo da região”, afirma.

Mais informações sobre o seminário no site http://fmc.cgee.org.br.

Clique aqui e acesse a programação.

(Jornal da Ciência, com informações da Assessoria de Comunicação do CGEE)