CNPq responde à SBPC sobre Chamada 25/2020

Em mensagem enviada nesta sexta-feira ao presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, Evaldo Vilela, presidente do CNPq, informou que, atendendo a pleitos comunidade científica e acadêmica, a agência aceitou promover alterações na chamada que atrela bolsas de pós-graduação a Projetos de Pesquisa. “Reafirmamos nossa disposição ao diálogo permanente, contando sempre com o apoio da SBPC”, escreveu

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, enviou nesta sexta-feira, 24 de julho, uma mensagem em resposta à solicitação da SBPC para que a Chamada 25/2020, Apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação: bolsas de mestrado e doutorado, fosse reformulada com participação da comunidade científica e acadêmica.

Na quinta-feira, 23, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou um documento elaborado pelo seu Grupo de Trabalho que trata das políticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e assinado por cerca de 70 entidades,  com apontamentos sobre as dificuldades decorrentes da Chamada e propostas de possíveis soluções, a serem consideradas pela agência, que poderiam ajudar na correção desses problemas.

Menos de 24 horas após o encaminhamento da carta, Vilela respondeu por e-mail à SBPC, informando que o CNPq já anunciou alterações na chamada e poderá promover outras, em função das sugestões recebidas, atendendo a pleitos da comunidade científica e acadêmica.

“Reafirmamos nossa disposição ao diálogo permanente, contando sempre com o apoio da SBPC, particularmente para a nossa obrigação de, neste momento, focar no interesse do CNPq, pela grandeza da sua história na promoção da Ciência brasileira, ao longo de muitos e diferentes governos”, declarou Vilela na mensagem.

Leia abaixo a carta do CNPq à SBPC:

 

Prezado Ildeu,

Agradecemos a manifestação da SBPC relativa à Chamada de bolsas de Mestrado e Doutorado para os Programas de Pós-Graduação, nos encaminhando dúvidas e sugestões sobre a Chamada, bem como reforçando o espirito de colaboração e apoio da SBPC.

Como é do seu  conhecimento, ontem na Live promovida pelo FOPROP (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) tivemos a oportunidade de comunicar alterações, bem como aceitamos promover outras, inclusive em função de novas sugestões, atendendo pleitos da nossa comunidade.

Pudemos esclarecer dúvidas e enfatizar a motivação do escopo desta Chamada, que atende à necessidade absoluta de atualizar o cumprimento da missão do CNPq, em meio às ameaças, externas e internas, que pairam sobre a sua existência. Creio ser este o momento mais frágil da trajetória do CNPq, que exige de todos nós, dirigentes e comunidade, responsabilidade e união em torno de uma operação de resgate de sua atuação, do operacional à sua razão de existência, em uma perspectiva de um protagonismo que faz jus à sua história.

Reafirmamos nossa disposição ao diálogo permanente, contando sempre com o apoio da SBPC, particularmente para a nossa obrigação de, neste momento, focar no interesse do CNPq, pela grandeza da sua história na promoção da Ciência brasileira, ao longo de muitos e diferentes governos.

Sempre à disposição da SBPC.

Atenciosamente,

 

Evaldo Vilela

Presidente do CNPq

 

Jornal da Ciência