MP anuncia apoio à 66ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada na Ufac

Nesta sexta-feira, 20, o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto recebeu, em seu gabinete, a visita do reitor da Ufac, Minoru Kinpara, que estava acompanhado da vice-reitora, Guida Aquino, e do professor José Claudio Porfiro. Também participaram do encontro, o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Cosmo Lima de Souza, e o promotor Vinícius Menandro Evangelista. Minoru Kinpara disse que a visita era de cortesia e falou sobre os avanços da Ufac nos últimos anos que, segundo ele, foram possíveis em razão das parcerias firmadas. Ele destacou a formação em nível superior de 95% dos professores que atuam na educação básica no Estado e ressaltou que os desafios são muitos.
Nesta sexta-feira, 20, o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto recebeu, em seu gabinete, a visita do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, que estava acompanhado da vice-reitora, Guida Aquino, e do professor José Claudio Porfiro.
Também participaram do encontro, o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Cosmo Lima de Souza, e o promotor Vinícius Menandro Evangelista.
Minoru Kinpara disse que a visita era de cortesia e falou sobre os avanços da Ufac nos últimos anos que, segundo ele, foram possíveis em razão das parcerias firmadas. Ele destacou a formação em nível superior de 95% dos professores que atuam na educação básica no Estado e ressaltou que os desafios são muitos.
“Nós lançamos o planejamento estratégico da Ufac com as metas e objetivos da universidade nos próximos vinte anos. A universidade não vai chegar onde quer se não for através do planejamento, das parcerias”, acrescentou.
Ainda na reunião, foi apresentada a programação da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), que a Ufac vai sediar no período de 22 a 27 de julho. Com o tema ‘Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras’, o evento é considerado o maior e mais importante da ciência nacional.
Na ocasião, a vice-reitora, que preside a Comissão Executiva Local da 66ª Reunião Anual da SBPC, apresentou as atividades que integram a programação e falou sobre como a Ufac vem se preparando para receber o mais importante evento científico do país, que deve registrar um público diário de 12 mil pessoas, das quais, 3 mil virão de outros estados e países.
“Esse é um momento ímpar e, para nós, é uma honra poder sediar um evento desse porte. Vamos ser vitrine não só para o Brasil, como também para o mundo”, comentou Guida Aquino.
O procurador-geral agradeceu a visita e anunciou que o MPAC vai incentivar membros e servidores para que participem da 66ª Reunião Anual da SPBC. Oswaldo D’Albuquerque garantiu ainda que, atividades internas que estavam programadas para o período em que vai ocorrer o evento poderão ser adiadas.
“Eu, que estudei na Ufac, fico feliz em saber desse momento pelo qual passa a universidade. O Ministério Público do Acre está à disposição para essa e outras parcerias”, afirmou.
Oswaldo D’Albuquerque destacou ainda a pretensão da gestão em estabelecer parcerias para realização de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, inclusive para membros que atuam no interior do Estado; como também para viabilização de estágio para estudantes no MPAC.