Tags:

Ciência: ideia é popularizar para despertar novos talentos

Desmistificar a ideia de que a Ciência é um privilégio de poucos e popularizar o acesso ao conhecimento por meio de debates e exposições interativas visando à descoberta de novos talentos e ao despertar de vocações. Estes são alguns dos principais objetivos da 11ª SNCT, que tem como tema nesta edição “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” e será realizada entre 13 e 19 de outubro. A Festa da Ciência será realizada no Bauru Shopping.
Este é um dos objetivos da 11.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Desmistificar a ideia de que a Ciência é um privilégio de poucos e popularizar o acesso ao conhecimento por meio de debates e exposições interativas visando à descoberta de novos talentos e ao despertar de vocações. Estes são alguns dos principais objetivos da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema nesta edição “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” e será realizada entre 13 e 19 de outubro. A Festa da Ciência será realizada no Bauru Shopping.
“Ela tem o objetivo de popularizar o conhecimento, desmistificar a ciência e incluir, proporcionando que a população tome conhecimento pela ciência e, a partir daí, exerça espírito crítico”, afirma o jornalista Luís Victorelli, coordenador regional da SNCT em Bauru. Na opinião do coordenador, hoje, a ciência ainda se mantém distante da sociedade, fato que precisa ser mudado.
A ideia geral de que conhecimento e sabedoria são privilégios de poucas pessoas também precisa ser desconstruída, de acordo com Victorelli. “Às vezes, a comunidade científica tem uma postura de distanciamento. Ela confunde o saber e conhecimento com distanciamento, quando é justamente o contrário”, diz.  
Ele defende ainda a inclusão da sociedade no meio científico para que as pessoas possam contribuir com discussões de interesse comum. “Levar a ciência e a tecnologia à população eleva o espírito crítico para a tomada de decisões de interesse coletivo, inclusive em temas polêmicos, como transgênicos, pesquisas com células-tronco ou uso de diferentes fontes de energias, da eólica a nuclear”, explica.
Programação
Segundo Victorelli, a programação deste ano contempla quatro grandes eventos. O primeiro é a 10ª Festa da Ciência de Bauru, onde pesquisadores e cientistas da cidade e região participam de uma exposição interativa, com mais de 30 estandes. “Toda a comunidade científica se reúne e apresenta a ciência que produz no seu dia a dia para a população”, afirma. “Já o ‘Ciência Vai à Escola’ envolve pesquisadores e palestrantes voluntários que se inscrevem e, a partir daí, colocam o seu conhecimento à disposição das escolas, preferencialmente da rede pública”.
O terceiro grande evento, segundo ele, é o Ciência Tour. “As instituições se oferecem para receber os alunos durante a SNCT para que esses alunos, preferencialmente das escolas da rede pública, do ensino básico, acabem visitando seus locais de produção de ciência e tecnologia”, conta.
O coordenador revela que, entre as instituições que irão abrir suas portas para visitação, estão faculdades públicas e particulares; entidades do chamado sistema S; e outros institutos, como Sorri, IPMet e Lauro de Souza Lima.
A SNCT Bauru 2014 é organizada pelo MCTI e comunidades de produção e difusão e C&T de Bauru e região, em parceria com o Bauru Shopping Center, ABCT, CNPq e SBPC. Conta com apoio estrutural da Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Bauru e Campus USP de Bauru, entre outros. Apoio do Jornal da Cidade, TV TEM, Unesp FM e Esfera Produções. Mais informações em http://semanact.mcti.gov.br.
Expedição Pavan
Luís Victorelli conta que o evento terá como novidade a Expedição Pavan, uma homenagem a Crodowaldo Pavan, grande geneticista brasileiro morto em 2009. “É uma mostra itinerária que vai estar em Bauru nesse ano para que as pessoas possam conhecer um pouco mais da obra e da vida dele, com alguns experimentos para que as pessoas possam interagir durante a mostra”, explica.