Homenagens e apresentações culturais marcaram a abertura da 65ª Reunião Anual da SBPC


A abertura da 65ª edição da Reunião Anual da SBPC que ocorreu no Recife ontem (21), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi marcada por comemorações.

A abertura da 65ª edição da Reunião Anual da SBPC que ocorreu no Recife ontem (21), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi marcada por comemorações. A mesa de abertura contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, da presidente da SBPC, Helena Nader, do reitor da UFPE, Anisio Brasileiro de Freitas Dourado, e representantes do governo do estado de Pernambuco; da Marinha; do Legislativo; do CNPq; da Capes; e da ABC. O objetivo do evento é levar aos participantes um panorama do que se faz em ciência hoje no Brasil.

Durante o evento, a SBPC homenageou quatro cientistas que faleceram recentemente: Paulo Vanzolini, Bertha Becker, Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e Maria Léa Salgado Labourian. O reconhecimento à contribuição destes grandes cientistas para o País foi destacado nos discursos da cerimônia de abertura além da entrega de placas comemorativas.

Prêmio e manifestações

Durante a cerimônia foi entregue o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq, que neste ano foi concedido ao físico Ildeu de Castro Moreira, pelo trabalho como divulgador científico, sobretudo na idealização e realização das Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia.

A abertura iniciou-se com uma apresentação de frevo por um renomado grupo de dança local, e, após a cerimônia, houve a apresentação de uma orquestra de música regional. O evento também foi marcado por algumas manifestações. Munidos de faixas, professores da rede municipal do Recife aproveitaram a cerimônia para protestar contra descontos sofridos nos salários, devido à greve de 15 dias que a categoria realizou entre os meses de maio e junho.

Evento

A Reunião da SBPC vai até o dia 26 de julho e neste ano traz como tema “Ciência para o novo Brasil”. Os homenageados serão a arqueóloga Niéde Guidón, que atua como professora visitante da UFPE, e o linguista Luiz Antonio Marcuschi, um dos primeiros docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) da Universidade.

Até a próxima sexta-feira serão oferecidas 266 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 82 conferências, 87 mesas redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.

(Vivian Costa – SBPC)