Tags:

Com vasta programação, 66ª Reunião SBPC começa nesta terça-feira

Um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do Brasil, a 66ª Reunião Anual da SBPC, começa nesta terça-feira (22), em Rio Banco, e segue até domingo (27). Uma extensa programação de encontros, conferências, mesas redondas, minicursos, está prevista. Ao todo, serão 199 atividades durante esta edição da reunião, que ocorre no campus da Ufac.
SBPC Extrativista, Indígena e Dia da Família na Ciência são novidades. Abertura oficial ocorre nesta terça-feira, a partir das 18h30.
Um dos maiores eventos de ciência e tecnologia do Brasil, a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), começa nesta terça-feira (22), em Rio Banco, e segue até domingo (27). Uma extensa programação de encontros, conferências, mesas redondas, minicursos, está prevista.  Ao todo, serão 199 atividades durante esta edição da reunião, que ocorre no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Além da reunião, a SBPC realiza também atividades temáticas, como SBPC Extrativista, Expo T&C, SBPC Indígena, SBPC Jovem. Descubra abaixo o que ocorre em cada um desses espaços.
O credenciamento começa nesta terça-feira, entre as 10h e 16h, em que os mais de 15 mil participantes previstos para participar do evento vão poder efetivar suas inscrições. À noite, uma solenidade abre oficialmente o evento. Haverá 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, 07 sessões especiais, 5 assembleias. A programação completa pode ser visualizada no site.
Expo T&C
Uma das principais atividades da reunião, a tenda da Expo T&C reúne cerca de 30 instituições interessadas em expor ao público novas tecnologias, produtos e serviços. A atividade será aberta na quarta-feira (23), a partir das 12h, e ficará disponível até domingo (27).
Os participantes vão poder conferir entre as 10h e 19h exposições de órgãos como Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
“É um evento tradicional, voltado para atender os alunos do ensino médio, com a mostra de várias experiências, é uma tenda com muita tecnologia. Diversas instituições vão estar compondo essa atividade, que ocorre há mais de 25 anos”, afirma o reitor da Ufac, Minouro Kimpara.
Também vão se apresentar as fundações de amparo à pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Instituto Federal do Acre (Ifac), além ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do Esporte; e do Trabalho e Emprego (MTE).
SBPC Jovem e Mirim
Realizado desde 1993, a SBPC Jovem pretende despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia através de atividades voltadas para este público, como oficinas, salas temáticas e apresentações culturais.
“Ele tem uma característica que tudo é feito de forma participativa. É diferente da ExpoT&C, que é mais expositiva, enquanto a SBPC Jovem e Mirim é mais recreativa, voltada para os estudante do ensino fundamental. Também tem apresentação de trabalhos e pesquisas de algumas escolas”, explica o reitor.
SBPC Extrativista e Indígena
A atividade voltada para discutir o extrativismo será realizada pela primeira vez durante a reunião e pretende mostrar as cadeias da sociobiodiversidade, com exposição de produtos. Ao  todos, 10 cadeias produtivas estarão expostas durante a atividade, entre elas, a cadeia produtiva da castanha, borracha, açaí, entre outros. Entre as atividades da SBPC Extrativista também constam minicursos, mesas-redondas, visitas técnicas, apresentações de experiências, relatos de pesquisas, entre outras atividades.
“Estaremos discutindo problemáticas regionais e os grandes desafios e possibilidades que a ciência, tecnologia e inovação têm para que possamos alavancar e desenvolver o nosso estado a partir de uma percepção do desenvolvimento sustentável”, afirma Kimpara.
Uma programação científica voltada para estudar e debater os temas do universo indígena também ocorre na reunião da SBPC. Cerca de 400 indígenas de diferentes etnias vão participar do evento discutindo sobre as ações públicas voltadas para os indígenas.  “É uma novidade dentro da SBPC. Temáticas como essas são particulares, específicas do nosso estado, e fizemos questão de implementar a discussão da SBPC indígena e a SBPC Extrativista dentro da reunião”, afirma o reitor.
Está inclusa na programação debates com os temas “Os povos indígenas e as políticas públicas”, “Índios isolados no Acre”, “Os povos indígenas e a universidade – discutindo as possibilidades e as políticas atuais”, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.
Dia da Família na Ciência
Outra atividade que estreia durante a 66ª edição é o “Dia da Família na Ciência”, que passará a fazer parte das reuniões anuais da SBPC. O “dia” será, na verdade, um fim de semana com programação voltada à população para o evento científico.
“Vai funcionar sábado e domingo, com planetário, circo da ciência, museu, várias atividades culturais voltadas para atender as crianças, pais. A família como um todo será contemplada”, afirma Minouro.
SBPC Cultural
A programação Cultural também faz parte da gama de atividades que serão apresentadas durante o evento. As atividades culturais começam na abertura com  a apresentação do multi-instrumentista Chico Chagas, que vai fazer um recital de piano, acompanhado pelos membros do Trio de Cordas da Ufac.
Outros shows, como da banda acreana Los Porongas, Heloy de Castro e João Donato também se apresentam durante o evento. Paralelamente ocorre projeção de filmes, exposição de artes plásticas, lançamentos de livros, recitais de poesias e apresentação de espetáculos folclóricos. Veja aqui a programação completa.
“Temos também a SBPC Cultural, com apresentações do João Donato, Los Porongas, teremos cantores da região presente, grupos de dança vindos do Peru e da Bolivia. Apresentações de filmes, lançamentos de livros. Vai ser uma SBPC recheada de cultura, principalmente cultura acreana e de acreanos”, ressalta o reitor.