Mapa Tátil do Amazonas será apresentado na 66ª Reunião Anual da SBPC

Para discutir a ciência e a tecnologia na Amazônia, a SBPC realizará, no período de 22 a 27 de julho, no campus da UFAC, em Rio Branco (AC), a 66ª Reunião Anual da SBPC. Com a expectativa de receber mais de dez mil visitantes, entre estudantes, acadêmicos, pesquisadores e empresários, a Reunião terá como tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. A programação iniciará na terça-feira (22/07), à noite, com a sessão de abertura, e contará com conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Neste ano, o diferencial será um encontro com os candidatos à Presidência da República, previsto para as manhãs dos dias 24, 25 e 26 de julho.
Para discutir a ciência e a tecnologia na Amazônia, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará, no período de 22 a 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco (AC), a 66ª Reunião Anual da SBPC.
Com a expectativa de receber mais de dez mil visitantes, entre estudantes, acadêmicos, pesquisadores e empresários, a Reunião terá como tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”.
A programação iniciará na terça-feira (22/07), à noite, com a sessão de abertura, e contará com conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Neste ano, o diferencial será um encontro com os candidatos à Presidência da República, previsto para as manhãs dos dias 24, 25 e 26 de julho.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) participará da 66ª Reunião Anual da SBPC com um estande compartilhado com as Fundações de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e de Minas Gerais (Fapemig).
De acordo com a gerente do Núcleo de Eventos da FAPEAM, Milena Menta, a coordenadora-geral do Programa Ciência na Escola (PCE), Maria de Fátima Vieira Nowak, fará, no estande da Fundação, uma apresentação dos principais projetos de pesquisa desenvolvidos. “Também faremos a exposição do Pé-YARA, mapa Tátil do Amazonas, desenvolvido pela professora Cláudia Guerra no âmbito do Programa Viver Melhor/Pró-Assistir”, disse.
Cláudia Guerra ministrará uma palestra sobre o processo de criação e construção do mapa desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa, Educação e Novas Tecnologias (Psicotec), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O Governo do Estado via FAPEAM também apoiará a apresentação de oito trabalhos desenvolvidos por estudantes da Escola Municipal Ulisses Guimarães, em Manaus, e acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do campus do município de Tefé (distante 575 quilômetros da capital) e de Manaus, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam) e de bolsistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) na 66ª reunião da SBPC.
Eles terão as passagens aéreas custeadas pela FAPEAM por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape) desde que apresentem o aceite do evento.
Lista dos aprovados na II Chamada do Pape
A Agência de Notícias da FAPEAM fará a cobertura diária das atividades na 66ª Reunião Anual da SBPC por meio do Portal de Notícias, da TV FAPEAM e da Rádio Com Ciência.
Programação
Durante os cinco dias de Reunião também estão previstas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).
Veja a programação da 66ª Reunião da SBPC
Neste ano, o diferencial da reunião será a realização do ‘Dia da Família na Ciência’, no final de semana, debates a respeito da temática indígena, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.
A organização do evento informou que foram reunidas as principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, para participarem de debates sobre temas de impacto em política científica.
Entre as instituições, estão as Associações Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), Chinesa para a Ciência e a Tecnologia (CAST), Europeia para Ciência (EuroScience) e o Congresso de Associações de Ciência da Índia (ISCA).