Presidente da SBPC participa de comemorações dos dez anos da UFABC

A presidente da SBPC, Helena Nader, esteve presente no segundo dia da semana de comemoração dos 10 anos da Universidade Federal do ABC (UFABC), no campus Santo André, onde realizou uma palestra sobre o histórico da ciência brasileira, a situação atual, suas consequências para a pesquisa no Brasil e suas propostas de solução. O evento de comemoração do decenário da UFABC começou na noite de segunda-feira, 19, com o lançamento do livro comemorativo “UFABC 10 anos: Novos caminhos para o ensino superior”, seguida de uma palestra proferida pelo professor Luiz Bevilacqua – que coordenou a formulação do projeto acadêmico e implantação UFABC, em 2005 -, e segue até esta sexta-feira, dia 23 de setembro.

Helena Nader realizou, na manhã desta terça-feira, 20, a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação: Resultados e Financiamentos”, no segundo dia de atividades da semana em que a Universidade Federal do ABC celebra sua primeira década

A presidente da SBPC, Helena Nader, esteve presente no segundo dia da semana de comemoração dos 10 anos da Universidade Federal do ABC (UFABC), no campus Santo André, onde realizou uma palestra sobre o histórico da ciência brasileira, a situação atual, suas consequências para a pesquisa no Brasil e suas propostas de solução. O evento de comemoração do decenário da UFABC começou na noite de segunda-feira, 19, com o lançamento do livro comemorativo “UFABC 10 anos: Novos caminhos para o ensino superior”, seguida de uma palestra proferida pelo professor Luiz Bevilacqua – que coordenou a formulação do projeto acadêmico e implantação UFABC, em 2005 -, e segue até esta sexta-feira, dia 23 de setembro.

Considerado vanguardista e inovador, o plano da mais nova universidade federal paulista desafiou cânones da tradicional academia brasileira. Eliminou departamentos, deu maior liberdade à definição de conteúdos e disciplinas, promoveu a interdisciplinaridade, transformou o método de admissão – o estudante ingressa na universidade e não em um curso determinado. Hoje, a UFABC é modelo nos debates sobre a universidade do futuro.

Na terça-feira, dia 20, a pró-reitora de pesquisa da UFABC, Marcela Sorelli Carneiro Ramos, apresentou dados e resultados dos 10 anos de existência da Universidade. “Esses dados servem para ilustrar que a UFABC tem tomado realmente um destaque muito importante na pesquisa, e a ideia é que a gente possa aprimorar o que a gente tem feito nesses 10 anos da UFABC”, completou.

Veja o texto na íntegra: Jornal da Ciência