Organizações lançam plataforma de referências em Educação Integral


A iniciativa de 15 organizações governamentais e do terceiro setor tem como objetivo apoiar gratuitamente gestores públicos, escolas e agentes comunitários, no desenvolvimento, gestão e avaliação de políticas públicas de Educação Integral.

Foi lançado hoje o Centro de Referências em Educação Integral, uma iniciativa de 15 organizações governamentais e do terceiro setor, que tem como objetivo apoiar gratuitamente gestores públicos, escolas e agentes comunitários. “A ideia é promover a pesquisa, o desenvolvimento, o aprimoramento e o difusão gratuita de referências, estratégias e instrumentais que contribuam para a formulação, de políticas públicas de Educação Integral a fim de que escolas, organizações, redes e governos, em qualquer nível, possam desenvolvê-las”, explica Natacha Costa, diretora executiva do Projeto Aprendiz.

O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê, em sua meta 6, que 25% das escolas brasileiras adotem a educação integral nos próximos 10 anos. De acordo com dados recentes, quase 50 mil escolas públicas já aderiram ao Mais Educação, principal programa indutor de uma política nacional para educação integral.

Embora reconheçam a importância da agenda, gestores públicos, diretores de escola e equipamentos comunitários têm dificuldade para conceber, implementar e gerenciar programas e ações dessa natureza. Os desafios de ordem prática incluem a necessidade de reformularem o currículo e a programação da escola a essa modalidade, de prepararem os educadores para coloca-la em prática, de viabilizar a infraestrutura e os recursos necessários, bem como de aumentar as oportunidades educativas já existentes na comunidade.

Segundo Natacha, as organizações e órgãos públicos parceiros do Centro de Referências entendem que a educação integral busca promover o desenvolvimento dos indivíduos em suas múltiplas dimensões – física, intelectual, social, emocional -, tendo como foco as competências do século XXI. “Também pressupõe a ampliação dos tempos, espaços e agentes da aprendizagem como resultado da articulação entre escolas, comunidades e outras áreas do poder público, como saúde, assistência social e meio ambiente”, acrescentou.

Ainda de acordo com Natacha, as organizações envolvidas na criação do Centro de Referência são de diversas regiões brasileiras. “Por isso, a ideia é que a plataforma tenha um caráter nacional, desde layout e cor”, explica. A expectativa é que a partir do ano que vem o portal tenha cerca de 10 mil acessos por mês. O portal é organizado por seções, entre elas: Banco de Experiências; Conceito; Glossário, Linha do Tempo e Marcos Legais da Educação Integral; Metodologias de Apoio à Gestão; Materiais; Notícias; e Área de Apoio à Imprensa. “Para o lançamento, subimos apenas a parte de notícias, mas vamos atualizar tudo na medida do possível”, explica Natacha. “Queremos que ele seja interativo, sendo assim, no futuro o Centro de Referências oferecerá formações presenciais e à distância e orientação direta a escolas e gestores municipais e estaduais.”

Organizações envolvidas

As entidades responsáveis pela criação do Centro de Referências da Educação Integral são o Ministério da Educação (MEC), Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Itaú Social (que também atuam como financiadores), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Fundação SM, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), Cenpec – Educação, Cultura e Ação Comunitária, Centro Integrados de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e Associação Cidade Escola Aprendiz, que operacionaliza e gerencia a plataforma virtual.

O endereço do Centro de Referências da Educação Integral é: http://educacaointegral.org.br/