Fuga de talentos afeta saúde e inovação e põe em risco capacidade de recuperação econômica

Pesquisadores são unânimes em avaliar que cortes em financiamento público de pesquisas têm estimulado cientistas a saírem do Brasil: “Sem recurso, muitos não veem perspectiva de continuar os projetos nos seus laboratórios. Então a tendência é, se tiver condição, mudar de país”, afirma Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC

A fuga de talentos brasileiros, constatado de forma mais intensa durante a pandemia de covid-19, afeta principalmente os setores de saúde, pesquisa, tecnologia e inovação, segundo relatam especialistas. Para eles, o cenário observado neste momento, além de prejudicar o combate ao coronavírus, também traz impactos negativos para a qualidade de vida da população e até põe em risco a capacidade de recuperação econômica do Brasil.

Conforme o Estadão divulgou nesta quarta-feira, 26, em 2020, os Estados Unidos registraram alta de 36% nos vistos de permanência concedidos a brasileiros em uma categoria específica, o EB2, voltada para os chamados “profissionais excepcionais”. Foram 1.899 trabalhadores qualificados que deixaram o País, ao todo, o maior índice em pelo menos uma década.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.