4º Prêmio Carolina Bori: “Com a premiação me sinto ainda mais motivada a continuar na carreira científica”, afirma Amanda Guimarães Melo

Estudando o campo matemático do cálculo fracionário, estudante do 6º período de Matemática na UFS é um dos destaques da premiação, no nível Graduação, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra

4 Premio Carolina Bori - Premiada Exatas - AmandaAmanda Guimarães Melo, de 22 anos e natural de Aracaju, estudante do 6º período de Matemática na Universidade Federal do Sergipe (UFS) é uma das vencedoras do 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, edição “Meninas na Ciência”, nível Graduação, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, pelo trabalho “Equação de Logística Fracionária”. O trabalho que a destacou é fruto do projeto de Iniciação Científica que desenvolveu no período de 2021-2022, sob orientação do docente Arlúcio da Cruz Viana. Realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta edição a entidade premia a categoria “Meninas na Ciência”, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro.

Melo começou a participar do universo da pesquisa depois que ingressou na iniciação científica durante a graduação. “Essa experiência me deu oportunidade de ter um contato inicial com a pesquisa científica”, afirma.

Estudando o campo matemático do cálculo fracionário, Melo mostrou que a proposta de Bruce J. West, da University of North Texas, nos Estados Unidos, exposta no artigo “Exact solution to fractional logistic equation”, e publicada no jornal científico “Physica A: Statistical Mechanics and its Applications” falha “quase sempre”.

“Começamos estudando conteúdos fora do currículo da graduação, como o Cálculo Fracionário, através do relatório de Iniciação Científica de Denison Cardoso (UFS), que foi inspirado no livro do Kilbas, Trujillo e Srivastava (Theory and Applications of Fractional Differential Equations). Chegamos à equação de Logística Fracionária por meio dos artigos de West (Exact solution to fractional logistic equation) e dos autores Area, Losada e Nieto (A note on the fractional logistic equation). Fizemos uma revisão do último artigo, o qual tem por objetivo mostrar a falibilidade da conjectura de uma possível solução exata para a Equação de Logística Fracionária, proposta por West em seu artigo. Nessa revisão, percebemos um equívoco na demonstração de uma proposição envolvendo a monotonicidade da função Gama, o que nos levou ao artigo do Artin (The Gamma Function) e a textos sobre convergência simples e uniforme de sequências de funções integrais a um parâmetro e funções convexas, para estudar essa monotonicidade. Em seguida, voltamos e corrigimos a demonstração. Finalizamos mostrando que a conjectura de West falha “quase sempre””, salienta.

Segundo a graduanda, a compreensão da equação de logística é útil para “o melhor entendimento de problemas de biomatemática que possam ser modelados pela equação de logística fracionária. Ela é o ponto inicial para entender modelos do tipo predador-presa e modelos de propagação de vírus (como o SIR, por exemplo)”.

Quanto às premiações, Melo acredita que os reconhecimentos são importantes como estímulo para seguir na carreira científica. “As premiações são ótimas maneiras de incentivar as meninas. Além de ser uma oportunidade de divulgar e destacar excelentes trabalhos que estão sendo feitos, tanto do ensino médio como de graduação”.

Melo confessa que ficou surpresa ao ser agraciada. “Eu não imaginava que chegaria até aqui e que teria a oportunidade de compartilhar um pouco sobre minha pesquisa. Estou extremamente feliz e honrada em ser uma das representantes das meninas em “Engenharias, Exatas e Ciências da Terra”, área em que o número de mulheres é menor do que o de homens. Com a premiação me sinto ainda mais motivada a continuar na carreira científica e desejo que muitas meninas também se sintam motivadas a estarem inseridas no universo científico”, afirma.

Para o futuro, Melo já pensa em ingressar no mestrado. “Tanto que já sou aluna especial no programa de mestrado em Matemática da UFS”, afirma.

A premiação

Nesta edição, a SBPC recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do País. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdivida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde (126), Engenharias, Exatas e Ciências da Terra (103) e Humanidades (91).

Uma comissão julgadora escolheu nove vencedoras, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação. Também foram concedidas nove menções honrosas, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação. Na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, além de Amanda Guimarães Melo, também foi premiada a estudante Sara Lüneburger, formada em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pelo projeto “Biodiesel production from Hevea Brasiliensis seed oil”.

A cerimônia de premiação, que contará com a participação das vencedoras, será realizada no dia 10 de fevereiro, no Auditório do CEUMA (Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar – São Paulo/SP). A data do evento foi escolhida em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco. O evento será aberto a todos e contará com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 15h.

Vivian Costa – Jornal da Ciência